Limpeza dos canais da zona rural de Magé
Limpeza dos canais da zona rural de MagéGilson Jr.
Por O Dia
Magé - Mais de 150 pequenos agricultores de Magé ganharam mais um benefício da Prefeitura para aumentar os lucros na próxima colheita. Após oferecer o serviço gratuito de aragem do solo, o governo municipal começou a limpar esta semana os canais da zona rural da cidade para evitar a inundação nas áreas de plantio. Segundo o diretor da Secretaria Municipal de Agricultura Sustentável, Luis Gustavo Ramos, agricultores e moradores do distrito agrícola relataram que o trabalho não era realizado há pelo menos sete anos na região.
"O serviço é de suma importância para os agricultores, visto que o acúmulo de água nas áreas de plantio é um problema sério. Uma área alagada pode afetar a qualidade do produto ou até gerar a perda da safra", explicou Luis Gustavo. Segundo o diretor, serão cerca de 45 quilômetros de dragagem em seis canais de grande porte e outros menores nas proximidades das propriedades da agricultura familiar.
Publicidade
Com a limpeza dos canais, os pequenos agricultores dizem que se sentem mais seguros quanto a uma colheita mais lucrativa.
"Para nós, a limpeza é fundamental porque ajuda a escoar a água e a não encharcar os terrenos na época das chuvas. Meu terreno, por exemplo, é muito baixo, e as chuvas fortes costumam alagar minhas terras. Instalei algumas valas para reduzir o problema, mas nem sempre consigo. Acredito que a dragagem desta semana, depois de muitos anos sem ser feita, vai ajudar muito a evitar os alagamentos", contou o agricultor Elias Moreira de Lima, dono de uma pequena propriedade de três hectares na Cachoeira Grande, onde planta batata, aipim, feijão de corda, quiabo, milho, maxixe e jiló para consumo e venda.
Publicidade
Ainda de acordo com o diretor de Agricultura da Prefeitura, o trabalho vai durar cerca de quatro meses e tem todo o respaldo ambiental.
"Primeiro, os sedimentos retirados dos canais estão sendo colocados em um terreno adequado e, depois de secos, vamos levar para o Canal de Magé, onde temos autorização do Inea para fazer o aterro da beirada do Canal", informou Luis Gustavo Ramos.