Prefeito Renato Cozzolino em ato simbólico do lançamento da 1ª fase da campanha anual de Febre Aftosa.
Prefeito Renato Cozzolino em ato simbólico do lançamento da 1ª fase da campanha anual de Febre Aftosa.Divulgação/Lucas Santos
Por O Dia
Magé - A Prefeitura de Magé realizou, neste final de semana, um ato simbólico do lançamento da 1ª fase da campanha anual obrigatória de vacinação de bovinos e bubalinos (búfalos) contra a febre aftosa, na Fazenda Delatorre, em Cachoeirinha, distrito do Rio do Ouro. O prefeito Renato Cozzolino, que ajudou a aplicar uma dose em um dos animais da propriedade, destacou a importância da imunização dos animais.
"Estamos trabalhando duro em todas as áreas para o desenvolvimento econômico do município, incluindo a agricultura e a pecuária. Por isso a Prefeitura está dando todo o suporte possível para conscientizar os criadores sobre o quanto é importante os animais estarem vacinados. Compramos 5 mil doses da vacina contra a febre aftosa e vamos percorrer todas as regiões agrícolas para atingir até 95% dos animais vacinados de um total de 10 mil cabeças de gado que temos na cidade", disse o prefeito.
Publicidade
Segundo o secretário municipal de Agricultura Sustentável, André Castilho, Magé vai oferecer as vacinas e os profissionais para aplicar o imunizante nas propriedades, cujos criadores têm até 50 animais.
"Como sabemos que os pequenos criadores têm menos recursos, a Prefeitura oferece este recurso para atingir o índice de 90% ou mais de imunização e criar o que denominamos imunidade de rebanho, ou seja, não ter mais riscos para a doença voltar a aparecer no nosso município. Nossos vacinadores vão percorrer as propriedades e, inclusive, se encontrarmos bois soltos na estrada, vamos descobrir o dono e levar os animais até a propriedade para vacinar", explicou André Castilho.

De acordo com o diretor municipal de Pecuária, João Batista Fraga, Magé completará a imunização em novembro.
Publicidade
"Em novembro, só aplicaremos a segunda dose em animais de dois anos para baixo, que receberão também a vacina contra o carbúnculo, que é o nome popular para uma doença infecciosa que ataca o gado mais jovem", disse João Batista informando ainda que o município aplicará ainda a vacina contra a raiva em bois e cavalos de áreas específicas que têm ataques de morcegos.
Segundo dados da Secretaria Estadual de Agricultura, a febre aftosa ainda não está totalmente erradicada do Estado. Mas um único novo caso compromete todo o rebanho do Rio, ou seja, nenhuma carne pode ser comercializada dentro e para fora do território do Estado. Se Estado, no entanto, ultrapassar a meta mínima de 90% dos bovinos e bubalinos vacinados, ainda de acordo com a Secretaria Estadual, a obrigatoriedade da vacina pode ser extinta, representando redução de custos e ampliação do mercado de exportação porque muitos países não compram carnes de animais vacinados.
Publicidade
Riscos da doença – A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta gado bovino, búfalos, caprinos, ovinos, suínos. Os sintomas são febre e aparecimento de vesículas (aftas), principalmente na boca e pés dos animais. O vírus está presente nas aftas, além do sangue, saliva, leite, urina e fezes dos animais, podendo ser contraído por contato direto com outros animais infectados, alimentos e objetos contaminados, como mãos, roupas, calçados e veículos.