A Prefeitura apresentou nesta terça-feira (18), o Plano Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual para conselheiros tutelares da cidade.
A Prefeitura apresentou nesta terça-feira (18), o Plano Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual para conselheiros tutelares da cidade.Divulgação/Prefeitura de Magé
Por O Dia
Magé - Com foco no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescente, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Magé (CMDCA), apresentou na manhã de hoje (18), o Plano Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual para os conselheiros tutelares da cidade que vão contribuir com informações para que o documento seja aprovado.
“Não só devemos falar do assunto hoje, mas precisamos falar sempre, porque todos os dias uma criança é vítima de violência sexual. Apresentamos hoje o plano municipal de enfrentamento, agora os conselheiros vão contribuir com informações que sejam úteis para que o plano seja eficaz, porque são eles que fazem o primeiro atendimento e o acompanham todo o caso. A estratégia será um importante aliado nas políticas públicas de enfrentamento ao tema no município”, explica a presidente do CMDCA, Bia Nunes.
Publicidade
Magé conta com os Conselhos Tutelares I e II, que são órgãos criados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, que tem como objetivo ajudar a família, a sociedade e o Estado a zelarem pelos direitos das crianças e dos adolescentes. Além disso, têm o dever de proteger contra toda forma de negligência, exploração e violência.
“Com a pandemia da Covid-19, os casos aumentaram na cidade e os principais são de abuso, violência e abandono de crianças e adolescentes. Quem desconfia de alguma situação de abuso ou realmente sabe, pode fazer contato conosco, porque é muito importante a ajuda da população”, conta o conselheiro Valdecir Candido.
Publicidade
As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100 que funciona diariamente, 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. O cidadão também pode fazer contato com os Conselhos Tutelares, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, por telefone ou presencialmente:
Conselho Tutelar Magé I (1º distrito): Rua Domingos Belize, 241- Centro. Telefone: 2633-0932
Conselho Tutelar Magé II (6º distrito): Rua Mário Brito, 128 - Centro. Telefone: 3739-1028
Publicidade