Dezenas de produtores rurais fizeram exames e foram vacinados.Divulgação/Philipe Santos.
Publicado 03/09/2021 17:43
Magé - Dezenas de agricultores de Magé foram beneficiados pela atividade “Agrotóxico e seus riscos”, realizada pelas Secretarias Municipais de Saúde e Agricultura Sustentável, nesta sexta-feira (03), no Centro de Produção e Propagação de Mudas e Sementes Melhorados (Cepam – antigo Cepta), Cachoeira Grande.
Entre os serviços, os produtores rurais fizeram exame de Colinesterase que verifica o grau de exposição a produtos tóxicos, foram vacinados contra Covid-19, gripe, hepatite B e tétano, e participaram de palestras ministradas por profissionais da Secretaria de Saúde, responsáveis pelos programas Vigiagrotóxico, Mobilização Social (arboviroses causadas pelo Aedes Aegypti) Vigiágua (sobre a qualidade da água para consumo humano), Vigiar (sobre poluição do ar), Vigisolo (ações de prevenção e combate às formas de contaminação do solo) e Vigidesastre (que atua nos casos de desastres naturais e acidentes químicos).
“Os exames serão entregues aos produtores por nossas equipes de saúde, cujos resultados também passarão por avaliação médica visando o melhor para os nossos agricultores”, disse a supervisora técnica do programa Vigiagrotóxico, Jocilene Peclat.
Segundo o diretor de Agricultura, Luis Gustavo Gomes, a ação foi de extrema importância para a saúde dos produtores rurais de Magé.
“Como a toxicidade fica acumulada no sangue e, infelizmente, muitos agricultores não usam o Equipamento de Proteção Individual (EPI), eles acabam apresentando toxidez além do tolerável. Por isso, a partir da realização deste exame, a Secretaria de Saúde pode intervir para reverter o quadro, além de conscientizar sobre usar menos defensivos agrícolas e o EPI”, argumentou Luis Gustavo.
Segundo o agricultor Célio Matos, de 57 anos, a ação foi muito importante para a classe.
“É uma necessidade ter este apoio porque precisamos muito. Se deixar só por conta da gente, ficamos sem saber o que fazer e aonde ir. Ter um evento assim ajuda muito e é um grande incentivo”, disse o produtor rural.
Leia mais