Magé apresenta risco muito baixo pela terceira semana de acordo com estudo do Estado do Rio. Divulgação.
Publicado 17/11/2021 13:48
Magé - A 56ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra que pela 11ª semana consecutiva o estado apresenta bandeira amarela, com risco baixo para transmissão da Covid-19. Esta é também a terceira semana seguida que a Região Metropolitana l, que inclui a cidade de Magé e abrange a capital e a Baixada Fluminense, fica classificada na bandeira verde, com risco muito baixo.

“Esse mapa mostra, mais uma vez, a consolidação na queda dos indicadores epidemiológicos e assistenciais da Covid-19. Isso é reflexo da cobertura vacinal no estado do Rio de Janeiro, que já alcançou mais de 50% de toda a população do estado imunizada com as duas doses. Por isso, é importante que a população continue se vacinando e retorne aos postos para receber a segunda dose” diz o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.
Na média geral do estado, o número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) caiu 37%; e de óbitos 59%, quando comparadas as semanas epidemiológicas 43 (24 a 30 de outubro) e 41 (10 a 16 de outubro). Com o avanço da campanha de imunização e a diminuição de transmissão da doença, a taxa de ocupação segue em queda sustentável. A de UTI está em 29% e a de enfermaria, em 17%. Todas as regiões de Saúde apresentaram uma taxa de ocupação inferior a 50%.
Outro dado importante que mostra o retrocesso da pandemia da Covid é sobre as internações de idosos. Em outubro, as internações de pessoas com mais de 70 anos foi 77% menor do que a registrada no mês de setembro. Foram 2.373 internados com mais de 70 anos em setembro, e 546, em outubro.
Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada localidade.
Leia mais