UFF - NITERÓI - Divulgação
UFF - NITERÓIDivulgação
Por O Dia
Maricá - Na última quinta-feira, a Prefeitura de Maricá, através da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) assinaram um convênio para instalação de um centro avançado de pesquisa e formação profissional no município.

O projeto, que tem prazo previsto de três anos, dentre outros detalhes prevê a criação de um centro de estudos, pesquisas, com laboratórios especializados, e formação profissional de aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado nas áreas ambientais costeiras e oceanográfica e em saneamento. E ainda servirá de base de controle do processo de revitalização das lagoas, canais e rios de Maricá.

“Com isso, a cidade terá laboratórios especializados em sedimentologia e na pesquisa sobre a presença de metais pesados na água, entre outros. As pesquisas facilitarão o acesso a novas tecnologias para tratamentos de água e esgoto, além da adequação do complexo lagunar aos padrões ambientais para águas salobras”, afirma o presidente da Codemar, José Orlando Dias.

A assinatura foi realizada remotamente, respeitando as orientações das autoridades sanitárias em função da pandemia do coronavírus. A mesma situação vai definir o início do cronograma de ações físicas dentro do convênio, uma vez que a parte administrativa e os estudos iniciais podem ser feitos de forma remota.

Além do presidente da Codemar e do Reitor da UFF, Prof. Antonio Claudio Nóbrega, acompanharam a assinatura o Superintendente de Desenvolvimento de Negócios da Codemar, Tiago de Paula, o coordenador do projeto, Prof. Estefan da Fonseca, o Presidente da Fundação Euclides da Cunha (FEC), Prof. Alberto di Sabbato, a chefe de gabinete da Reitoria da UFF, Profª Rita Paixão, a Superintendente da FEC, Mariana Quintal e a Assessora do reitor, Jandira Silva e Souza.