Equipe de saúde bucal pousa pra fotografia em distribuição de kits  - SECOM Maricá
Equipe de saúde bucal pousa pra fotografia em distribuição de kits SECOM Maricá
Por O Dia
Maricá - Até o próximo dia 31 de maio, maricaenses estão sendo visitados pelas equipes de saúde bucal, vinculadas às Estratégias de Saúde da Família – que compõem a rede primária do SUS – para receberem 2000 kits odontológicos. Os profissionais estão batendo de porta em porta nos bairros dos quatro distritos e aproveitando para fazer uma busca ativa dos sintomáticos respiratórios. Em média, são entregues três kits por família.

Já receberam os kits moradores de Itaipuaçu (localidade do Jardim Atlântico), Ponta Negra, Inoã, Barra de Maricá e Ubatiba. Estão sendo priorizadas visitas as pessoas em vulnerabilidade social, vinculadas ao programa Bolsa Família. Além dos kits contendo uma escova de dentes, um fio dental e pasta de dente, o morador recebe um bilhete afetivo dizendo que esse momento (de isolamento devido a pandemia) vai passar e com orientações sobre a importância de manter o cuidado com a saúde da boca. Máscaras cirúrgicas são entregues para sintomáticos respiratórios.

"Esse trabalho é importante para promovermos a saúde bucal. Identificamos duas pessoas com sintomas gripais, que foram encaminhadas para uma unidade de saúde mais próxima”, comentou a dentista Evelyn Matos.

A moradora de Itaipuaçu Ana Paula de Souza foi uma das visitadas. “O kit ajuda muito, principalmente com a orientação da dentista sobre como usar corretamente cada item”, afirmou.

As equipes de Saúde Bucal estudam retornar às residências para entregar à aqueles que não estavam durante a visita, evitando o deslocamento até a Unidade de Saúde da Família.