Prefeitura de Maricá inaugura nova sede em Itaipuaçu - Divulgação/Evelen Gouvêa
Prefeitura de Maricá inaugura nova sede em ItaipuaçuDivulgação/Evelen Gouvêa
Por O Dia

A Prefeitura de Maricá inaugurou, na tarde de ontem, uma sede distrital em Itaipuaçu. Batizada com o nome Prefeito Jorge Silva, em homenagem ao ex-prefeito da cidade, a nova base do executivo municipal funcionará como um centro administrativo, concentrando equipes de secretárias e órgãos públicos e diversos serviços para o cidadão. O edifício fica na Rua 34, no Jardim Atlântico Oeste. 

A nova base distrital tem um total de 25 salas, uma delas para uso exclusivo do prefeito Fabiano Horta. Como na sede principal, no Centro, os demais espaços serão ocupados por profissionais das secretarias, como as equipes de fiscalização de urbanismo, de posturas/transporte, tributos, receita, planejamento, obras e meio ambiente. A Procuradoria do Município e a Secretaria de Governo também terão representantes no local. 

Segundo a prefeitura, o centro administrativo de Itaipuaçu vai contar também com um espaço de atendimento ao contribuinte, onde será possível obter boletos do IPTU, receber informações sobre serviços municipais e abrir solicitações, assim como ocorre nos postos dos Serviços Integrados Municipal (SIM).

Aniversário da cidade

A abertura do novo espaço marcou as comemorações pelos 206 anos da cidade, celebrados ontem. Na cerimônia de inauguração, que foi breve e teve a participação de poucas autoridades devido às regras de isolamento social, o prefeito Fabiano Horta insistiu na necessidade de manutenção da quarentena na cidade de Maricá. 

"Infelizmente, hoje, um dia de festa, as ruas não estão cheias devido à pandemia que estamos enfrentando. E aproveito para insistir que é preciso continuarmos assim. O isolamento social é necessário neste momento, pois, a partir dele, é que vamos manter uma curva suave de aumento dos casos e vencer a doença. Mas isso ainda vai levar um tempo, e é preciso que todos entendam", disse o prefeito, que fez questão de homenagear o seu antecessor no cargo, que deu nome ao novo espaço: 

"Jorge Silva foi um desbravador de Itaipuaçu. É dever nosso preservar o legado das pessoas que, como ele, propiciaram o desenvolvimento da nossa cidade".

Obras em escolas municipais são entregues à população
Escola Municipal Mata Atlântica: capacidade para 420 alunos
Escola Municipal Mata Atlântica: capacidade para 420 alunosDivulgação/Vinícius Manhães
Publicidade
Também em Itaipuaçu, a prefeitura entregou ontem à população a Escola Municipal Mata Atlântica, no Recanto, e a Escola Municipal Rita Cartaxo, em Itaocaia Valley, remodeladas. A primeira unidade escolar tem capacidade para 420 alunos, desde o maternal ao 5º ano do Ensino Fundamental, e, a última, pode receber até 134 alunos, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. 
A cerimônia de inauguração da Escola Municipal Mata Atlântica prestou tributo in memoriam a dois ex-professores da escola: Guilherme Anastácio, de Educação Física, cujo nome batiza uma das duas quadras poliesportivas da unidade, e a professora de Português Lilian Graça Tito Pereira, que empresta seu nome à sala de Múltiplas Atividades. 
Publicidade
Além desses espaços, a escola conta com ateliês, banheiros, refeitório climatizado e salas de educação infantil com solarium, uma pequena varanda para os alunos tomarem sol.
Já na Escola Municipal Rita Cartaxo, além da reforma dos banheiros, da cozinha e do refeitório, foi construída uma nova quadra poliesportiva.
Publicidade
Segundo a prefeitura de Maricá, ainda não há prazo definido para as aulas serem retomadas na cidade. "Mas, quando essa crise passar, as crianças poderão retornar felizes para as unidades inteiramente reformadas", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Luiza da Costa. 
Você pode gostar
Comentários