Maricá retornará a bandeira Laranja no Feriadão - Foto: Evelen Gouvea
Maricá retornará a bandeira Laranja no FeriadãoFoto: Evelen Gouvea
Por O Dia
Maricá - O município de Maricá volta à bandeira Laranja (de isolamento social) a partir desta quinta-feira (11/06), amanhã e vai até o domingo (14/06) em decorrência do feriado prolongado de Corpus Christi, no dia 11/06. A medida cumpre o decreto da Prefeitura publicado no Jornal Oficial de Maricá (JOM) no dia 02/06, que estabelece o retorno da bandeira anterior quando existir um feriado prolongado.

Desde o dia 04/06 a cidade se encontra na bandeira Amarelo (Nível 1), que prevê a reabertura gradual de algumas atividades econômicas e regras para a utilização de espaços públicos de lazer. Logo após o feriado de Corpus Christi, na segunda-feira (15/06), o município retorna ao estágio vigente.

Na prática, esse retorno ao Laranja significa restrição à utilização de locais públicos de lazer como praias, lagoas, praças e parques. Fica suspenso também o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços, exceto: supermercados; farmácias; hospitais, laboratórios e similares para atendimento de urgência, estabelecimentos bancários e casas lotéricas, lojas de conveniência, mercados, açougues, aviários, hortifrutis, comércios varejistas de alimentação animal e estabelecimentos de varejo e comercialização de produtos alimentícios. Já comércios como bares, restaurantes, lanchonetes, sorveterias, açaiterias, cafeterias e assimilares voltam a atender somente por delivery.

Com isso, também retornam as barreiras sanitárias colocadas em sete pontos estratégicos da cidade (Estrada dos Cajueiros, Recanto, Cala Boca, Ponta Negra, Ubatiba, Zacarias e Bambuí). O bloqueio entra em vigor a partir das 08h de quinta-feira (11/06) e vai até as 18h de domingo (14/06). Seu objetivo é conter o deslocamento e fluxo de pessoas no município e manter as medidas de ordem sanitária.

“Os agentes da Guarda Municipal, do Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis) e orientadores de trânsito utilizarão termômetro para verificar a temperatura dos ocupantes do veículo. Aqueles cuja temperatura estiver acima da normalidade, serão encaminhados para os polos de atendimento”, informou o subsecretário da pasta, Rhonaltt Bueno Pereira, enfatizando que os mesmos percorrerão os estabelecimentos comerciais para verificar o cumprimento das normas.

Com a vigência da bandeira Amarela (Nível 1) desde o dia 04/06, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Petróleo e Portos, Magnun Amado, em poucos dias já é possível perceber uma nova adaptação no comportamento do setor comercial. “Estamos observando o respeito das normas e também a adaptação desses comércios à nova realidade, na qual se tem o controle de vários critérios para que possa continuar funcionando de maneira responsável. Além do mais, estamos com equipes do Procon e da fiscalização de Posturas fazendo esse trabalho de conscientização para que possamos, de fato, ter o cuidado necessário para que o comércio volte”, avaliou .

É importante frisar que todos os estabelecimentos autorizados a funcionar devem cumprir as regras de segurança como distanciamento social de 1,5 m (um metro e meio) entre as pessoas, reforçar a higienização dos equipamentos e produtos, e orientar a utilização de máscaras por todos os cidadãos, além de disponibilizar na entrada e saída frasco de álcool 70%, garantir a circulação de ar com, no mínimo, uma porta ou uma janela aberta, dispor de comunicados que instruam os clientes e funcionários sobre as normas de proteção que estão em vigência no estabelecimento, entre outras medidas de segurança.