Obras na orla João Português em Itapeba - Foto: Clarildo Menezes
Obras na orla João Português em ItapebaFoto: Clarildo Menezes
Por O Dia
Maricá - A Prefeitura de Maricá segue com a construção do novo acesso à lagoa do ‘’João Português’’, em Itapeba. Nesta etapa, a instalação das galerias pluviais avança em direção à Estrada Real de Maricá, paralela à rodovia RJ-106. Cerca de doze estruturas pré-moldadas, que possuem 2 metros de altura e 4 metros de largura cada, são colocadas diariamente. A expectativa é que aproximadamente 250 peças semelhantes sejam instaladas para, também, substituir a velha ponte sobre o córrego.

De acordo com Gustavo Camacho, da diretoria de Obras Diretas da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) a obra teve um bom andamento nos últimos dias e deverá ficar pronta em tempo recorde.

“Avançamos bastante com a colocação da galeria, só a retirada da velha ponte é que deve demorar um pouco mais. Já vamos começar na próxima semana a urbanização com a instalação de peças de meio-fio, além das caixas-ralo que vão escoar a água da chuva. As calçadas serão de piso intertravado e creio que até o fim de setembro tudo estará pronto”, acredita.

Segundo o pedreiro Jorge Torres, 51 anos, morador da região há seis meses, a obra só possui pontos positivos para a população local. “A obra não está me trazendo nenhum transtorno. Está tudo sendo bem executado, tanto o planejamento quanto a execução em si’’, atestou ele.

Outro morador, o músico Genésio Matos, de 53 anos, observou ainda outro benefício da intervenção. “Aqui costuma ter muito mosquito e creio que esse córrego aberto com a vegetação seja a origem. Acho que agora fechando e limpando isso deve diminuir bastante”, acredita.