Circuito Ecológico Caminhos de MaricáFoto: Marcos Fabrício

Por O Dia
Maricá - O projeto “Circuito Ecológico Caminhos de Maricá”, promovido pela Secretaria de Cidade Sustentável, reiniciou neste sábado (19/6) suas atividades após uma interrupção por causa da pandemia do novo coronavírus. A retomada dos trabalhos foi com o percurso entre o Espraiado (em Maricá) e a região do Tomascar (que fica em Tanguá), um dos que mais exige dos participantes e com duração total de aproximadamente seis horas, entre ida e volta.
A caminhada teve um público reduzido – com apenas dez participantes – para que fosse mantido o distanciamento de 1,5 entre os caminhantes, além da exigência do uso de máscaras respeitando, assim, os protocolos sanitários de combate à Covid-19. Mesmo com as restrições, quem foi ao circuito não desanimou e afirma ter curtido bastante.
Publicidade
“Achei a caminhada muito cuidadosa e organizada, com os guias sempre nos chamando a atenção para o caminho correto e também quanto aos cuidados com a covid. Me pareceu um turismo de responsabilidade”, cravou a bióloga e professora Raquel Muniz, que tem 44 anos e mora em Itaocaia Valey. Participando pela primeira vez, ela revelou que estava havia mais de um ano sem sair muito de casa por conta da pandemia.
“Vinha saindo só para o básico e topei a caminhada porque é uma área aberta. Já fui muito trilheira no passado e agora estou retomando isso, tanto que nem conhecia essa área do Tomascar e gostei muito. Vou ficar atenta aos próximos roteiros para participar de novo”, garantiu Raquel.
Publicidade
De acordo com a coordenadora Márcia Freitas, o local e a data do próximo circuito ainda serão definidos. “Como ficamos muito tempo fora de operação, precisamos estudar as trilhas e ver como estão para só então definir onde e quando será. Devemos anunciar na semana do evento”, disse ela.