Macaé aumenta testagem do Covid-19 ao reforçar busca ativa de novos casos

Apenas entre a segunda (18) e terça-feira (19), 46 novos casos foram confirmados na cidade através de testagem rápida

Por O Dia

A estratégia da Secretaria de Saúde de Macaé visa identificar o processo evolutivo da doença na cidade
A estratégia da Secretaria de Saúde de Macaé visa identificar o processo evolutivo da doença na cidade -
Macaé - Com os testes rápidos realizados durante a blitz sanitária, integrado aos casos identificadas no Centro de Triagem do Doente do Coronavírus, Macaé iniciou nesta semana uma nova etapa no enfrentamento ao Covid-19, ao promover o rastreamento epidemiológico da doença.
A estratégia visa identificar o processo evolutivo da doença na cidade, garantindo que novos casos sejam testados de forma mais rápida, garantindo o isolamento social, rompendo o contágio local do vírus. “O rastreamento epidemiológico visa conhecer número de pessoas que já tiveram contato com o vírus e buscar vínculo com outros contatos”, explicou o prefeito Dr. Aluízio dos Santos.
No Centro de Triagem do Doente do Coronavírus os testes são aplicados de acordo com período em que os sintomas são apresentados pelos pacientes, o que define por orientação médica se a testagem será feita de forma imediata ou após um prazo de monitoramento.
Para esta nova etapa, a prefeitura eleva o número de testes para coronavírus realizados no município. O efeito desta medida é a elevação dos casos confirmados, divulgados diariamente pelo governo. Como exemplo do resultado desta ação, apenas entre a segunda (18) e terça-feira (19), 46 novos casos foram confirmados na cidade através de testagem.
Ao todo, Macaé registra 555 casos confirmados de coronavírus, 268 pacientes recuperados e 21 óbitos. O município possui 57,5% dos seus leitos da Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) ocupados de casos do Covid-19.

Comentários