Manifesto artístico questiona ocupação no Viradouro sábado

Movimento terá apresentações ao longo do dia contra o que moradores vêem como abuso policial

Por O Dia

Moradores penduraram faixas em protesto ao abuso policial. OCA acontece neste sábado
Moradores penduraram faixas em protesto ao abuso policial. OCA acontece neste sábado -

'A gente não quer armas, fuzis, não quer tanque, não quer caveirão. A gente quer arte. A gente quer música, dança, teatro, poesia, comida, samba, pagode e funk', apela o artista e ativista Alessandro Conceição, de 37 anos.

Morador do Complexo do Viradouro, em Niterói, ele integra a Ocupação Cultural Artística (OCA), que terá sua primeira edição neste sábado. Moradores vão protestar contra a ocupação policial na comunidade. O movimento foi idealizado por moradoras do Morro da União e incentivou outras comunidades do Complexo.

"A gente está se manifestando através da arte, que é um instrumento muito poderoso. Não à toa, a arte e a cultura têm sido muito atacadas. Aqui em Niterói arte e cultura têm um investimento alto, mas a nossa comunidade ainda é carente em alguns aspectos, e por isso nós estamos tentando fazer por nós mesmos", explicou Alessandro.

De acordo com Alessandro, desde o dia 19 de agosto, policiais militares ocuparam o Complexo. O pedido para a ação teria sido feito pelo prefeito Rodrigo Neves ao governador afastado Wilson Witzel. O artista conta que, desde então, moradores sofrem com suas casas sendo invadidas e reviradas. Também como forma de protestos, faixas com a frase "Lar de morador. Respeite" foram penduradas nas janelas e portões das residências da comunidade.

Para chamar a atenção dos moradores, do prefeito e da sociedade, a OCA contará com apresentações de artistas da comunidade de vários gêneros, da bateria da escola de samba do Complexo, a Folia do Viradouro, e intervenções da organização Favela e Arte, com rap, hip-hop e slam. Haverá também pula-pula e lanche para as crianças, além de corte de cabelo gratuito. As empreendedoras do Viradouro vão participar com suas barracas e produtos.

"Primeiro, chamar a atenção da comunidade, que está coagida, com medo, porque os abusos continuam. Também do prefeito para que ele recue dessa ideia de ocupação. E também da sociedade, por ser uma cidade com alto IDH, acha que a sensação de segurança é quem está em favela sendo vigiado. É chamar a atenção de maneira geral, mas também discutir o que é segurança pública, que na minha perspectiva, está fadada ao fracasso."

A sigla do manifesto faz referência às moradias dos povos indígenas, as ocas, já que a comunidade fica em Niterói, cidade batizada em Tupi Guarani, e os moradores protestam por segurança em suas casas. A ação será realizada na Praça do conjunto das favelas do Viradouro, das 10h às 15h. Para evitar a disseminação da covid-19, serão distribuídos álcool em gel e máscaras.

"A importância desse manifesto é a construção de futuros possíveis e positivos, com possibilidades iguais para todo mundo, com segurança para as favelas e o asfalto. É entender que grande parte dessas favelas aqui da Região Metropolitana, move essa cidade. Nosso protesto é pacífico, é pela vida."

Galeria de Fotos

Moradores penduraram faixas em protesto ao abuso policial. OCA acontece neste sábado Divulgação
Moradores penduraram faixas em protesto ao abuso policial. OCA acontece neste sábado Divulgação
Moradores penduraram faixas em protesto ao abuso policial. OCA acontece neste sábado Divulgação
Moradores penduraram faixas em protesto ao abuso policial Divulgação

Comentários