Resgate da história de Nova Iguaçu

Projeto visa revitalização da Fazenda São Bernardino e do sítio de Iguassú Velha até dezembro

Por O Dia

Restauração da Fazenda São Bernardino é um projeto antigo. Objetivo é tornar o local em um ponto de visitação e com comércio
Restauração da Fazenda São Bernardino é um projeto antigo. Objetivo é tornar o local em um ponto de visitação e com comércio -

A Prefeitura de Nova Iguaçu está implantando um plano de obras para restaurar e reconstruir o sítio histórico de Iguassú Velha e todo o complexo da Fazenda São Bernardino, um dos marcos da antiga Vila de Iguassu, que fica no bairro Vila de Cava. Após uma vistoria técnica realizada no local na última semana, foi apresentado os projetos de revitalização de toda a área.

O projeto contempla a restauração do que restou da antiga Vila de Iguassu e a reconstrução de casarios coloniais. O objetivo é transformar o sítio, que abrange as escadarias do cemitério da Vila e o da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a Estrada do Comércio, o Porto de Iguassu e a torre sineira da Igreja de Nossa Senhora da Piedade do Iguassú, num ponto de visitação e com comércio local.

"É um momento marcante. A meta é restaurar e preservar esse grande patrimônio histórico, que é a Fazenda São Bernardino, e promover o turismo nesta região e na nossa cidade", afirma o vice-prefeito Ferreirinha.

O prefeito Rogerio Lisboa anunciou a liberação de R$ 1,5 milhão para as obras de revitalização destes patrimônios que contam parte da história da cidade. A previsão de conclusão é até dezembro. Vale lembrar que o prefeito publicou declaração de que 2020 é o ano do Patrimônio Cultural Iguaçuano.

"A ideia é fazer do sítio histórico e arqueológico do núcleo urbano da antiga Vila de Iguassú, berço da Cidade de Nova Iguaçu, incluindo a Fazenda São Bernardino, uma espécie de 'Paraty da Baixada Fluminense', com bistrôs, galerias de arte, livrarias e, claro, um Centro de Memória. Ali é o portal turístico da região de Tinguá e uma das áreas mais significativas do Estado do ponto de vista do patrimônio cultural e natural. Sem falar na questão de memória e da identidade do nosso povo", diz o secretário de Cultura de Nova Iguaçu, Marcus Monteiro.

Galeria de Fotos

Restauração da Fazenda São Bernardino é um projeto antigo. Objetivo é tornar o local em um ponto de visitação e com comércio Divulgação
Torre sineira da Igreja de Nossa Senhora da Piedade do Iguassú Divulgação

Comentários