Governo Trump elaborou políticas de favorecimento aos ricosMANDEL NGAN / AFP
Por AFP
Publicado 12/04/2018 16:03

Estados Unidos - O presidente americano Donald Trump declarou nesta quinta-feira que vai se reunir com seus conselheiros sobre a Síria e que decidirá "muito em breve" uma eventual ação militar para punir o regime de Bashar al-Assad, que é acusado de ter usado armas químicas contra civis.

"Teremos uma reunião sobre a Síria hoje", declarou o presidente. "Vamos ver o que vai acontecer", acrescentou.

Com as tensões aumentadas após as ameaças do presidente americano de uma ação militar, a primeira-ministra britânica Theresa May convocou uma reunião de emergência do seu governo para "discutir uma resposta aos eventos na Síria".

Depois de advertir a Rússia e afirmar que "os mísseis chegarão" à Síria, Donald Trump pareceu amenizar a situação esta manhã.

Na França, o presidente Emmanuel Macron também relativizou a urgência de uma reação, após mencionar na terça-feira um anúncio "nos próximos dias".

"Teremos decisões a serem tomadas no devido tempo, quando julgarmos o mais útil e o mais eficaz", disse no canal TF1.

Sobre os méritos, no entanto, permaneceu firme em suas acusações, dizendo ter "provas" de que "armas químicas foram utilizadas, pelo menos cloro, e que foram usadas pelo regime de Bashar al-Assad".

A chanceler alemã, Angela Merkel, também considerou "evidente" que o regime sírio ainda dispõe de um arsenal químico, enfatizando que Berlim "não participaria de ações militares" contra Damasco.

A Organização Internacional para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) anunciou que se reunirá na segunda-feira para discutir o suposto ataque químico em Duma.

Os ocidentais, liderados por Washington, ameaçaram o regime de Damasco com bombardeios iminentes após um suposto ataque químico no início de abril no enclave rebelde de Duma.

A Rússia pediu nesta quinta às potências ocidentais que reflitam seriamente sobre as consequências de suas ameaças de atacar a Síria.

Você pode gostar

Publicidade

Últimas notícias