O jornal "Toronto Sun" publicou a foto de Alek Minassian, de 25 anos, identificado como o motorista. A Polícia confirmou que era ele que conduzia o veículoReprodução/ Linkedin
Por AFP
Publicado 24/04/2018 05:13 | Atualizado 24/04/2018 09:10

Canadá - O motorista da van que atropelou uma multidão praticou um ato "deliberado", que matou pelo menos 10 pessoas e feriu outras 15, nesta segunda-feira, em Toronto, informou o chefe da Polícia, Mark Saunders.

O ministro da Segurança Pública, Ralph Goodale, escreveu no Twitter que "NÃO parece haver conexão de segurança nacional com o terrível evento" na cidade canadense.

A Polícia identificou o motorista como Alek Minassian, um jovem de 25 anos, originário do subúrbio de Richmond Hills, ao norte da cidade.

Entenda

Homem dirigindo uma van atropela pedestres em Toronto, no CanadáAFP PHOTO / Lars Hagberg

O atropelamento ocorreu às 13H27 do horário local (17H27 GMT, 14h27 horário de Brasília), informou a polícia da capital econômica do Canadá no Twitter.

Uma van branca avançou contra pedestres na Rua Young, na altura da Avenida Finch, no norte de Toronto. O motorista foi preso cerca de um quilômetro do local do acidente.

Dez pessoas foram para a emergência do Hospital Sunnybrook e, entre elas, "duas foram declaradas mortas" na chegada, disse o médico do centro Dan Cass. "Cinco pessoas se encontram em estado crítico", acrescentaram.

Em sua edição on-line, o jornal "Toronto Sun" publicou a foto de um homem identificado como o motorista, enquanto era detido pelos agentes. A Polícia confirmou que era ele que conduzia o veículo.

"Estava no carro quando de repente vi uma van branca que subia na calçada esmagando as pessoas (...), (o motorista) ia em alta velocidade", descreveu Alex Shaker, que testemunhou a cena, à rede de televisão CTV.

"Nunca vi algo assim, havia gente caída no caminho", acrescentou.

Ambulâncias e veículos policiais chegaram ao local e várias pessoas foram retiradas em macas, segundo imagens aéreas da televisão canadense.

Uma van de aluguel branca com a carroceria frontal amassada foi detida na calçada da via principal da cidade, após ter sido cercada por veículos policiais.

"Nossos corações estão com todos os afetados" por este acidente, declarou o primeiro-ministro, Justin Trudeau, à Câmara dos Comuns.

Vídeos que circulam na internet mostram o momento em que o suspeito foi detido. Nas imagens, é possível ver o homem ameaçar atirar em um policial com um objeto que parece uma arma, enquanto o agente empunha uma arma sem efetuar disparos.

Você pode gostar

Publicidade

Últimas notícias