Paris - O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou nesta segunda-feira que o jovem imigrante malinês Mamoudou Gassama, de 22 anos, será naturalizado francês. Mamoudou estava em situação ilegal no país e, no sábado, escalou em poucos segundos quatro andares de um prédio em Paris para salvar um menino de 4 anos que estava pendurado na varanda do apartamento.
O jovem malinês foi aclamado como um "herói" na França depois que um vídeo, visto por milhões de pessoas nas redes sociais, mostrava o momento em que salvava a criança. "Não pensei em nada, pensei em salvá-lo e, graças a Deus, o salvei", afirmou o jovem, que chegou a França em setembro de 2017.
"É uma ação excepcional, um ato de heroísmo. Eu queria poder tomar uma decisão excepcional com você", afirmou o presidente a um emocionado Gassama. Macron explicou que esta é uma exceção, pois um migrante que não precisa de asilo não deveria ter a situação regularizada.
"Não podemos dar (a documentação) a todos os que vêm do Mali, de Burkina (Faso). Quando estão em perigo, recebem asilo, mas não por razões econômicas", disse. "Mas, no que o envolve, você fez algo excepcional. Embora não tenha pensado, foi um ato de coragem e de força que merece a admiração de todos", disse Macron.
Mamoudou Gassama, que irá trabalhar no serviço cívico dos bombeiros, não escondeu a emoção. "É a primeira vez que recebo um troféu como este", disse, em referência ao diploma e à medalha que recebeu por um "ato de coragem e abnegação" que recompensa "toda pessoa que, em perigo de vida, socorre uma ou várias pessoas em perigo de morte".
De acordo com a investigação, o garoto estava sozinho na varanda, na ausência dos pais, que não estavam em casa. Depois do ocorrido, o pai do garoto foi colocado em prisão preventiva por ter deixado o filho sem vigilância. O menino foi levado para um centro social, já que a mãe não estava em Paris.
Comentários