Nova Iorque - A capitã de fragata Carla Daniel, de 51 anos, é a primeira e única mulher brasileira a concluir uma missão de paz da ONU a bordo de um navio. Ela também é a primeira militar brasileira a trabalhar no Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas (DPKO), em Nova Iorque.
Carla atua no Escritório de Assuntos Militares, que faz parte do Serviço de Operações Militares em Andamento (CMOS), como oficial de assuntos de missões de paz. Ela faz o elo entre a missão, a ONU e o país que contribui com militares para essa operação.
"Minha função é monitorar diariamente os fatos que ocorrem na missão, detalhar patrulhas, principais acontecimentos, como está a força naquele dia", disse Carla em entrevista por telefone ao Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio). Antes de Nova Iorque, ela estava lotada no 1º Distrito Naval, no Rio.
Nascida na capital fluminense, Carla fez faculdade de Comunicação Social, ingressando na carreira militar em 1998 após ser aprovada em concurso para sua área de formação.
Em 2014, candidatou-se para atuar como capacete-azul na Força Interina das Nações Unidas no Líbano. Foi aprovada para ser assistente militar do comandante e oficial de informação pública da força interina naquele país.
Comentários