Londres - Um sargento do exército britânico foi condenado nesta sexta-feira a 18 anos de prisão por tentar assassinar sua esposa, primeiro tentando provocar uma explosão de gás em casa e depois manipulando seu paraquedas. Segundo o jornal britânico Daily Mail, o sargento era 'louco por sexo', traia a esposa e tentou assassiná-la para ganhar seu seguro de vida de 120 mil libras, mais de 600 mil reais. Ele foi preso nesta sexta-feira.
A mulher de Cilliers foi ao tribunal para vê-lo condenado pelas duas acusações de tentativa de homicídio.
A sobrevivente já declarou que ele é um homem 'gentil e amoroso', e que se recusou a acreditar que ele houvesse tramado os crimes. Ela admitiu que não tem planos de se divorciar dele. As informações são do Daily Mail.
A vítima olhou para o marido quando ele entrou no tribunal, mas desviou o olhar rapidamente quando ele a encarou, segundo o jornal.
Na condenação, o juiz Sweeney disse que o crime 'foi um erro perverso de extrema gravidade'. O juiz ressaltou os danos físicos e psicológicos causados à vítima. "Ela parece ter se recuperado fisicamente, mas não dos danos psicológicos", comentou, segundo o jornal britânico.
A esposa de Emile Cilliers - um sul-africano de 38 anos - sobreviveu às duas tentativas, principalmente no caso do paraquedas, que não abriu. Paraquedista experiente, ela conseguiu diminuir a velocidade de queda e abrir, no último momento, o paraquedas de reserva. Ela ainda teve a sorte de cair em um local macio, embora tenha ficado gravemente ferida na coluna e nas pernas.
O julgamento foi realizado em Winchester, no sul da Inglaterra, também demonstrou que, dias antes, Cilliers abriu, em 2015, a válvula de gás de sua casa na esperança de provocar uma explosão enquanto sua mulher cozinhava. A explosão acabou não acontecendo.
Segundo a imprensa, o sargento estava muito endividado e queria ganhar o seguro de vida de sua esposa e começar uma vida nova com uma das duas amantes que tinha.
*Com informações da AFP