Membros do governo e do hospital Chiang Rai falam sobre o estado de saúde dos primeiros resgatados - AFP PHOTO / Lillian SUWANRUMPHA
Membros do governo e do hospital Chiang Rai falam sobre o estado de saúde dos primeiros resgatadosAFP PHOTO / Lillian SUWANRUMPHA
Por O Dia

Tailândia - O governo tailandês deu, pela primeira vez, notícias sobre o estado de saúde dos primeiros oito adolescentes resgatados da caverna da cidade de Mae Sai. "Os oito estão em bom estado, não têm febre", disse, nesta terça-feira, Jesada Chokedamrongsuk, secretário permanente do Ministério da Saúde.

Assim que foram resgatados, eles foram levados ao hospital Chiang Rai. "Todos estão em bom estado mental", o hospital declarou, acrescentando que eles permanecerão na unidade durante uma semana em observação.

O grupo foi submetido a vários exames e dois meninos, que apresentavam sintomas de pneumonia, receberam antibióticos e estão bem", revelou o secretário.

Os meninos estão isolados no hospital, mas seus pais podem vê-los através de um vidro.

No interior da caverna permanecem ainda quatro adolescentes e seu professor de 25 anos.

Ajuda de minissubmarino

O presidente da empresa SpaceX e Tesla, o americano Elon Musk, anunciou nesta terça que se encontrava no local e que havia enviado um minissubmarino de resgate. "Acabo de voltar da Caverna 3. O minissubmarino está preparado se for necessário", tuitou o empresário.

O dispositivo, fabricado com uma peça de um foguete Falcon de SpaceX, tem forma tubular e seu diâmetro é suficientemente pequeno para passar pelos túneis mais estreitos da caverna, mas grande o suficiente para que um menino possa entrar. A pessoa que fica em seu interior não precisa nadar nem usar cilindro de ar comprimido. E a ideia é que os mergulhadores o tirem de dentro da água.

Expectativa

A Tailândia aguarda um final feliz para todos os 12 meninos e seu técnico de futebol, presos na caverna de Thuam Luang, norte do país, desde o dia 23 de junho. Um acontecimento que atraiu centenas de jornalistas de todo o mundo para a região.

As chuvas de monção que ameaçam inundar novamente a complexa rede subterrânea, de quase 10 quilômetros de comprimento, é o principal desafio para os socorristas, que temem novas tempestades antes da retirada de todo o grupo da caverna.

O time de futebol integrado por 12 meninos com idades entre 11 e 16 anos e seu jovem técnico passou nove dias nas profundidades da caverna até que dois mergulhadores britânicos localizaram o grupo na segunda passada. Abatidos, eles estavam sobre uma rocha a mais de quatro quilômetros da entrada da gruta.

A complexa operação de resgate começou no domingo, graças ao trabalho de mergulhadores experientes que guiaram os meninos ao longo de um caminho tortuoso, com trechos inundados e passagens muito estreitas.

A caverna fica no norte do país - AFP PHOTO / YE AUNG THU

Você pode gostar