Kofi Annan, em foto de 2018 - AFP / Arquivo
Kofi Annan, em foto de 2018AFP / Arquivo
Por AFP

Rio - A morte do ex-secretário-geral da ONU e Prêmio Nobel da Paz Kofi Annan gerou muitas reações e homenagens por todo o mundo. Annan morreu na madrugada deste sábado em um hospital em Berna, na Suíça.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, expressou sua tristeza pela morte de seu antecessor à frente das Nações Unidas. Guterres qualificou o ex-secretário de "força que guiava para o bem".

"De muitas maneiras, Kofi Annan encarnava as Nações Unidas. Saiu das próprias fileiras para dirigir a organização para um novo milênio, com dignidade e determinação inigualáveis", afirmou.

O presidente do país natal de Annan, Gana, declarou uma semana de luto a partir de segunda-feira, em omenagem a um de "nossos mais ilustres compatriotas".

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou que "o maior reconhecimento que podemos fazer a Kofi Annan é preservar seu legado e seu espírito". "Dedicou sua vida a fazer do mundo um lugar mais pacífico e unido", assegurou Juncker.

A embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Nikki Haley, elogiou a devoção de Annan "para fazer do mundo um lugar mais pacífico". "Ele trabalhou incansavelmente para nos unir e nunca deixou de lutar pela dignidade de cada pessoa", escreveu Haley no Twitter.

O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, qualificou Annan como um "grande líder e diplomata extraordinário", que ajudou a causa da África no seio da ONU e "hasteou a bandeira da paz" em todo mundo.

O grupo The Elders (termo em inglês que significa "idosos", mas também os "sábios"), cofundado por Annan e Nelson Mandela, entre outros, para promover a paz e os direitos humanos, afirmou que o ex-secretário-geral da ONU teve "uma voz de grande autoridade e sabedoria, em público e no privado".

Entre os Elders, além do ex-presidente americano Jimmy Carter, figuram também os ex-presidentes brasileiro Fernando Henrique Cardoso, o mexicano Ernesto Zedillo e o chileno Ricardo Lagos.

Você pode gostar