Por O Dia

Rio - Hoje é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física em todo Brasil, no entanto, a classe tem motivos para se preocupar. O motivo é que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2017, divulgada pelo IBGE, apontou que 62,1% dos brasileiros com 15 anos ou mais não praticam atividades físicas. Isso significa que cerca de 100 milhões de pessoas de um total de 161 milhões não fazem nenhum tipo de exercício no dia a dia.

"Esse dado é extremamente preocupante. Sem exercícios físicos, a pessoa tem chances significativamente maiores de desenvolver algum tipo de doença cardiovascular ou até mesmo diabetes. A obesidade também está diretamente ligada à inatividade. Em contrapartida, quem se exercita melhora a qualidade de vida e a autoestima. É o que chamamos de saúde preventiva", explicou o personal trainer Leonardo Gaspar.

Entre as mulheres, o sedentarismo é mais comum. Duas em cada três pessoas do sexo feminino não fazem nenhum tipo de atividade física (66,6%). Já entre os homens o percentual foi de 57,3%, segundo o IBGE. A principal justificativa apresentada pelos entrevistados que não se exercitam foi a falta de tempo (38,2%).

Segundo profissionais de Educação Física, o ideal é que pelo menos 30 minutos diários sejam dedicados à prática de exercícios físicos. No entanto, pessoas sedentárias devem aumentar a carga de atividades gradualmente, até melhorar o condicionamento físico. Além disso, a falta de exercício desde a infância pode causar diversos problemas a longo prazo.

"Além de terem um baixo condicionamento cardiovascular, pessoas que nem na infância se exercitaram têm mais chances de desenvolver lesões no aparelho locomotor, que engloba ossos, articulações e musculatura", afirmou Gaspar.

Você pode gostar
Comentários