Furacão Florence à vista nos EUA

Fenômeno pode ser o mais danoso da última década de acordo com Centro Nacional de Furacões

Por

Furacão deve chegar à costa leste dos Estados Unidos até quinta-feira -

A costa leste dos Estados Unidos está em estado de alerta à espera do furação Florence, de categoria 4 - numa escala até 5 - que deve chegar às Carolinas do Norte e do Sul até quinta-feira. O fenômeno se tornou um problema extremamente perigoso, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês), ao atingir, ontem, rajadas de vento a 209 km/h.

O furacão ainda não possui trajetória definida a partir do momento que tocar o solo estadunidense.

"Estou ordenando a evacuação obrigatória, não voluntária, obrigatória", declarou, em entrevista coletiva, o governador da Califórnia do Sul, Henry McMaster. "Este é um furacão de verdade. Cerca de um milhão de pessoas deixarão a costa", acrescentou, detalhando os planos de reverter o sentido do tráfego em algumas rodovias para facilitar a saída.

Na Carolina do Norte, o governador Roy Cooper disse que os efeitos do Florence já estão sendo sentidos na costa do estado, com fortes ondas, correntes e ondas.

Ao norte, no estado da Virgínia, moradores foram alertados de que o Florence pode provocar tempestades letais, bem como inundações. Até o presidente Donald Trump cancelou sua participação em um evento em Jackson, no Mississippi, na sexta-feira, por causa do furacão.

 

Comentários