Por O Dia

De acordo com informações do site da BBC, mais um caso de violação de privacidade atingiu os usuários do Facebook. Dessa vez, hackers russos roubaram dados de pelo menos 81 mil contas de e tentaram vendê-los pela internet.O preço unitário foi de US$ 0,10. A pedido da BBC, a empresa de segurança virtual Digital Shadows examinou a falha e concluiu que o número de contas violadas pode chegar a 120 milhões.

Os primeiros indícios do erro de segurança aconteceram em setembro, quando o usuário FBSaler postou um anúncio em um fórum digital de língua inglesa, que oferecia perfis de usuários do Facebook, pondo à venda uma base de dados de 120 milhões de usuários. A maioria dos lesados seria de cidadãos russos e ucranianos. Mas países como Estados Unidos, Inglaterra e Brasil também foram alvos dos ataques cibernéticos, segundo a Digital Shadows.

A informação sobre um total de 120 milhões, no entanto, pode ser um blefe para chamar a atenção de potenciais compradores, de acordo com a empresa de segurança. Desde o caso de violação envolvendo a Cambridge Analytica, o Facebook tem redobrado a atenção com a segurança dos dados dos usuários.

À BBC, o Facebook alegou que as informações foram acessadas através de extensões instaladas nos navegadores dos usuários, o que, segundo a empresa, significa que a responsabilidade sobre esse caso não seria do Facebook.

Você pode gostar
Comentários