Secretário americano Mike Pompeo - AFP
Secretário americano Mike PompeoAFP
Por AFP

Washington - O secretário americano de Estado, Mike Pompeo, reafirmou nesta terça-feira a ameaça que o Irã representa para o mundo, após Teerã ignorar as advertências de Washington e lançar um satélite.

Pompeo destacou que o lançamento vai contra a resolução do Conselho de Segurança da ONU de 2015 que apoiou o acordo internacional com o Irã sobre seu programa nuclear, do qual os Estados Unidos já se retiraram. "Desafiando a comunidade internacional e a UNSCR 2231 (resolução da ONU), o regime iraniano lançou hoje um veículo ao espaço", tuitou Pompeo.

"O lançamento mostra, mais uma vez, que o Irã está buscando capacidades de míssil melhoradas que ameaçam Europa e Oriente Médio".

O ministro iraniano das Telecomunicações informou que seu país lançou com sucesso o satélite Payam.

Estados Unidos e Israel consideram que o Irã pode utilizar o conhecimento técnico dos lançamentos de satélites para desenvolver mísseis de longo alcance, mas esta opinião não é compartilhada por muitos especialistas ocidentais.

O Irã afirma que tem direito de lançar satélites e testar mísseis, porque precisa se defender de ameaças reais e tais atividades não envolvem componentes nucleares.

Você pode gostar