Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro deu 48 horas para embaixador deixar o país - Yuri CORTEZ / AFP
Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro deu 48 horas para embaixador deixar o paísYuri CORTEZ / AFP
Por AFP

Caracas - A Venezuela desvalorizou sua moeda nesta segunda-feira em 36,82%, o que equipara a cotação oficial do dólar com a do mercado negro, que o governo de Nicolás Maduro descreveu como "criminoso". Como resultado do novo mecanismo cambial lançado nesta segunda-feira, a cotação foi fixada em 3.299,12 bolívares por dólar, em comparação com 3.188,62 do site dolartoday.com, a principal referência no mercado paralelo.

O esquema incorpora uma plataforma tecnológica operada pela empresa privada Interbanex com autorização do Banco Central da Venezuela (BCV), para intermediar entidades privadas e operadoras como bancos.

"A taxa de câmbio (...) será a definida pela oferta e demanda", disse Interbanex, em um país onde existe um rígido controle cambial desde 2003, que dá ao Estado o monopólio da moeda.

Especialistas pedem a Maduro que elimine essa política de intervenção para enfrentar a grave crise econômica, com escassez de alimentos e remédios básicos e uma inflação que o FMI projeta em 10.000.000% para 2019.

A medida é adotada em meio a um agravamento da crise política, depois que na última quarta-feira o presidente do Parlamento, de maioria opositora, Juan Guaidó, se autoproclamou presidente interino.

Maduro denunciou a manobra como um "golpe" liderado pelos Estados Unidos, que reconheceu Guaidó como presidente, assim como vários países da América Latina.

Asdrubal Oliveros, diretor da consultoria Ecoanalítica, afirmou que o reconhecimento do valor do dólar acontece "tarde demais", e duvida da viabilidade do novo esquema por causa das tensões políticas.

"O problema não é a plataforma, que pode ser a melhor do mundo (...), o país está em uma dinâmica onde isso não é viável, e vai piorar", alertou Oliveros.

Além de dar sua bênção a um governo paralelo, Washington ameaçou endurecer as sanções contra o governo de Maduro.

A taxa oficial na última sexta-feira era de 2.084,39 bolívares por dólar, resultado de um sistema de leilões coordenado pelo BCV. Não ficou claro se a nova plataforma substituirá os leilões ou se as duas modalidades vão coexistir.

Dada a oferta limitada de divisas através dos canais oficiais, um mercado paralelo do dólar emergiu, onde as cotações chegam a ser multiplicadas por 30 em relação às taxas do governo.

Maduro e autoridades do alto escalão do seu governo rotularam esse mercado negro de "criminoso", assegurando que inflacionava artificialmente o valor das moedas estrangeiras para afundar a economia venezuelana.

O proprietário de um dos portais que comercializa o "dólar negro" foi preso em abril passado, acusado de "terrorismo financeiro" - e milhares de contas bancárias foram bloqueadas por operações à margem do controle cambial.

Desde agosto passado, quando Maduro lançou um pacote de reformas contra a crise, o bolívar desvalorizou 98,12%. O plano já havia começado com uma desvalorização de 96%.

Você pode gostar
Comentários