Simon Lembi, 33, é encontrado após estar desaparecido da família desde os 14 anos - Divulgação
Simon Lembi, 33, é encontrado após estar desaparecido da família desde os 14 anosDivulgação
Por AFP

Bruxelas - Um adolescente que desapareceu na Bélgica em 1999 aos 14 anos, pouco depois de sua chegada de Angola, foi encontrado 20 anos depois em "um país estrangeiro", anunciou nesta quarta-feira a Procuradoria de Bruxelas.

"Ele explicou que desapareceu voluntariamente no final do ano 1999, por conta própria, porque o clima familiar não convinha a ele", explicou Denis Goeman, porta-voz da Procuradoria, durante coletiva de imprensa.

Hoje com 33 anos, Simon Lembi vive "sob outra identidade no exterior", que ele não deseja revelar.

Goeman se recusou a dizer se possui uma família ou se exerce uma profissão.

"Só podemos informar que ele está bem de saúde e que sua família na Bélgica foi informada da conclusão positiva do caso", acrescentou Goeman.

A família, com a qual Simon Lembi "não tem contato", ainda vive em Bruxelas. "Ela ficou satisfeita em saber que o identificamos", explicou Goeman.

Segundo o porta-voz da Procuradoria, Lembi aproveitou "os procedimentos para menores desacompanhados" de seu novo país para fugir e mudar sua identidade.

"Ele tem um passado bastante pesado", ressaltou.

A célula de desaparecidos da polícia federal havia sido contatada em novembro de 2018 por uma pessoa que dizia ser amiga de Simon Lembi.

A polícia então conduziu uma investigação "para realizar as verificações necessárias", que se mostraram conclusivas. Eles interrogaram uma pessoa, que admitiu ser Simon Lembi.

Nascido em 1985, Lembi desapareceu em novembro de 1999 no município de Saint-Gilles, em Bruxelas, aos 14 anos.

De acordo com o jornal Dernière Heure, que entrevistou sua mãe em 2015, ele chegou de Angola na Bélgica, com sua família, cerca de dez dias antes de seu desaparecimento.

Naquele dia, ele perguntou a sua mãe se poderia ir assistir TV em um centro de recepção. Ele nunca mais voltou.

Sua mãe se estabeleceu, com seus quatro filhos, em um conjunto de habitações social da cidade. Na época, ela excluiu a hipótese de fuga.

Você pode gostar
Comentários