A Catedral medieval de Notre-Dame ficou famosa por Victor Hugo. As enormes torres ladeadas de gárgulas são reconhecíveis até mesmo por quem nunca visitaram a cidade - Stephane de Sakutini/ AFP
A Catedral medieval de Notre-Dame ficou famosa por Victor Hugo. As enormes torres ladeadas de gárgulas são reconhecíveis até mesmo por quem nunca visitaram a cidadeStephane de Sakutini/ AFP
Por AFP

Paris - O incêndio que arrasou parte da catedral de Notre-Dame de Paris foi apagado nesta terça-feira, mas ainda persistem dúvidas sobre a resistência da estrutura deste símbolo da cultura europeia e testemunha da história da França, que começa a planejar a reconstrução.

Milhões de pessoas em todo planeta acompanharam horrorizadas a evolução das chamas, que arderam intensamente durante mais de 12 horas, depois que o incêndio começou na parte superior da catedral gótica, destruindo parte da cobertura e sua emblemática torre em forma de flecha.

The steeple engulfed in flames collapses as the roof of the Notre-Dame de Paris Cathedral burns on April 15, 2019 in Paris. - A colossal fire swept through the famed Notre-Dame Cathedral in central Paris on April 15, 2019, causing a spire to collapse and raising fears over the future of the nearly millenium old building and its precious artworks. The fire, which began in the early evening, sent flames and huge clouds of grey smoke billowing into the Paris sky as stunned Parisians and tourists watched on in sheer horror. (Photo by Geoffroy VAN DER HASSELT / AFP) - Geoffroy VAN DER HASSELT / AFP

Na manhã desta terça-feira, o porta-voz do corpo de bombeiros de Paris, Gabriel Plus, anunciou que o incêndio está totalmente apagado.

"Todo o fogo está apagado. Entramos na fase da perícia", disse Gabriel Plus à imprensa diante da catedral.

Catedral de Notre-Dame em chamas - AFP

As autoridades privilegiam a pista de um acidente "potencialmente ligado" às obras de restauração do teto. "Nada aponta para um ato voluntário", afirmou o procurador de Paris, Rémy Heitz.

Quinze operários que estavam na catedral na segunda-feira começaram a prestar depoimento.

Catedral de Notre-Dame em chamas - AFP

Ao mesmo tempo, os bombeiros prosseguem com o trabalho diante dos olhares tristes de parisienses e turistas, que se aproximaram para observar o estado da catedral, que fica no coração de Paris, às margens do rio Sena.

Pilhas de escombros 

Plus detalhou um balanço material "dramático": "todo teto foi atingido, parte da abóbada caiu, a flecha não existe mais".

As duas torres emblemáticas permaneceram de pé, assim como a grande rosácea da fachada sul, mas uma porta parcialmente aberta permitiu observar uma pilha de escombros e algumas vigas no chão.

Fumaça e chamas se espalham durante um incêndio na Catedral de Notre-Dame, no centro de Paris, possivelmente causado pelas obras de restauração da igreja - AFP

A prefeitura de Paris iniciou uma operação para salvar todas as obras de arte.

A coroa de espinhos e a túnica de São Luís, duas das relíquias mais importantes, estão resguardadas, segundo o monsenhor Patrick Chauvet, reitor da catedral.

A torre "flecha", a mais alta da Catedral, desaba enquanto chamas e fumaça cobrem o céu da cidade - AFP

Uma das preocupações nesta terça-feira era a situação da estrutura da catedral, que começou a ser construída no século XII.

A estrutura "resiste" mas foram detectadas "vulnerabilidades" no edifício, em particular "na abóbada e em um pinhão do transepto", explicou o secretário de Estado do Interior, Laurent Nuñez, após uma reunião com arquitetos.

Reconstrução 

Os bombeiros entraram durante a noite "com muita coragem" nas torres para combater a tragédia por dentro e "evitar justamente que desabassem", explicou o secretário.

"O pior foi evitado", afirmou na segunda-feira o presidente Emmanuel Macron diante da catedral.

Pessoas observam a catedral de Notre-Dame em chamas, em Paris - Geoffroy VAN DER HASSELT / AFP

"Nós vamos reconstruir", completou, visivelmente emocionado.

Restaurar o edifício exigirá anos de obras, indicou o novo presidente da Conferência Episcopal da França, Eric de Moulins-Beaufort.

O fogo queimou a base de madeira do teto de mais de 100 metros de comprimento, conhecido como "a floresta" pelo grande número de vigas que foram utilizadas para sua instalação, assim como o pináculo (a flecha) de 93 metros de altura, um dos símbolos de Paris.

A catedral de Notre-Dame é o monumento histórico mais visitado da Europa, com entre 12 e 14 milhões de visitantes por ano.

Chuva de doações

Doações de empresa e milionários para reconstruir a catedral Notre-Dame superam 600 milhões de euros. O valor corresponde a mais de R$ 2,6 bilhões.

A Fundação do Patrimônio, organização privada que trabalha para proteger o patrimônio francês, iniciou uma campanha de "arrecadação nacional" para a reconstrução da catedral, que pode levar anos, ou até décadas, ao custo de centenas de milhões de euros. Até meio-dia havia arrecadado € 1,6 milhão.

Ao valor é preciso somar o cheque de 50 milhões de euros assinado pela prefeitura de Paris e outras doações privadas como as anunciadas pelas duas famílias mais ricas do país, os Arnault (200 milhões) e os Pinault (100 milhões), ou a da petroleira Total (100 milhões)

Pessoas observam a catedral de Notre-Dame em chamas, em Paris - Geoffroy VAN DER HASSELT / AFP

Mas a solidariedade não se limita ao território francês. O rei de Krindjabo, capital do reino de Sanwi, na Costa do Marfim, anunciou que doará dinheiro para a reconstrução do templo parisiense, onde nos anos 1700 um príncipe de seu reino foi batizado.

A cidade húngara de Szeged ofereceu 10.000 euros em agradecimento pela ajuda que recebeu de Paris após uma inundação que a devastou há mais de um século.

O papa Francisco apelou à "mobilização de todos" para reconstruir esta "joia arquitetônica".

840 anos

A Unesco, com sede em Paris, prometeu trabalhar com a França para restaurar a catedral, inscrita desde 1991 em sua lista de Patrimônio da Humanidade.

"Notre-Dame estava aqui há 840 anos. Como faremos para reconstruí-la? Os que a construíram não estão mais aqui... Conhecemos todos seus detalhes, seus segredos?", questionou a estudante Christelle, enquanto observava entristecida o monumento.

Notre-Dame acompanhou a história de Paris desde a Idade Média. Seus sinos anunciaram, em 24 de agosto de 1944, a libertação do jugo nazista e, no templo, aconteceram os funerais de vários chefes de Estado, como Charles de Gaulle e François Mitterrand.

Você pode gostar
Comentários