A igreja St Sebastian's Church, em Negombo, Norte da capital Colombo, no Sri Lanka, completamente destruída após série de ataques - AFP
A igreja St Sebastian's Church, em Negombo, Norte da capital Colombo, no Sri Lanka, completamente destruída após série de ataquesAFP
Por AFP

Sri Lanka - Uma explosão foi registrada, nesta segunda-feira, em Colombo, durante a operação de desativação de uma bomba - anunciou a polícia.

O artefato se encontrava em uma caminhonete estacionada perto de uma das igrejas atingidas ontem por um atentado suicida.

Ainda não se sabe se houve vítimas e até que ponto a deflagração foi controlada pelos especialistas. Em um vídeo divulgado no Twitter pelo enviado especial do jornal britânico "The Guardian", vê-se um movimento de pânico, em razão do que o jornalista descreve como uma "pequena explosão".

Possibilidade de novos atentados

Os Estados Unidos advertiram sobre possíveis novos ataques terroristas no Sri Lanka, em um aviso de viagem para esse país, após uma série de atentados que deixaram 290 mortos no domingo.

Vários homens-bomba mataram 290 pessoas no domingo de Páscoa, implodindo-se em em hotéis de luxo e igrejas católicas que celebravam a missa de Ressurreição.

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, afirmou que "vários" americanos morreram nos ataques.

O último aviso de viagem diz que "grupos terroristas continuam planejando possíveis ataques no Sri Lanka" e adverte os americanos que "aumentam as precauções", se viajarem para esse país.

"Os terroristas podem atacar com pouca, ou nenhuma advertência, lugares turísticos, centros de transporte, mercados e centros comerciais", assim como outros lugares públicos como hotéis, clubes, restaurantes e lugares de culto.

As autoridades apontaram que, entre os mortos no domingo, há cidadãos de Índia, China, Dinamarca, Holanda, Japão, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos e Turquia.

A embaixada de Washington em Colombo anunciou que permanecerá fechada ao público nestas segunda e terça-feiras, mas que continuará oferecendo serviços a seus cidadãos.

Nenhum grupo reivindicou a autoria dos ataques até o momento. A Casa Branca condenou os atos "nos termos mais firmes".

O governo do Sri Lanka atribuiu os ataques ao grupo islamista local National Thowheeth Jama'ath (NTJ) e investiga seus eventuais vínculos com organizações estrangeiras.

Você pode gostar
Comentários