Venezuelanos ao lado de membros das forças de segurança em Caracas  - Yuri Cortez/ AFP
Venezuelanos ao lado de membros das forças de segurança em Caracas Yuri Cortez/ AFP
Por ESTADÃO CONTEÚDO

Venezuela - O autoproclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó, alegou ter o apoio das Forças Armadas do país nesta terça-feira para "trazer de volta a democracia e a liberdade" ao país.

Em vídeo publicado em seu Twitter, o líder oposicionista aparece em frente a militares e convoca o povo venezuelano às ruas para a "fase final" da chamada Operação Liberdade, que busca derrubar o governo de Nicolás Maduro.

"Hoje, soldados valentes, patriotas valentes, homens valentes apegados à Constituição atenderam ao nosso chamado", disse Guaidó. "As Forças Armadas estão claramente ao lado do povo, estão do lado da Constituição", acrescentou. Guaidó afirmou, ainda, que as Forças Armadas venezuelanas "tomaram a decisão correta".

Defesa da Venezuela vê normalidade nos quartéis e rechaça "movimento golpista"

O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino, afirmou em sua conta no Twitter que há normalidade nos quartéis, rechaçando o "movimento golpista" comandado pelo líder oposicionista Juan Guaidó. Mais cedo, Guaidó disse que tinha o apoio das Forças Armadas e convocou o povo às ruas para derrubar o presidente Nicolás Maduro.

Padrino denunciou a existência de um "movimento golpista" que pretende levar violência ao país. Segundo ele, os "pseudopolíticos" que comandam o "movimento subversivo" usaram "tropas e polícias com armas de guerra em uma via pública da cidade para criar soçobra e terror". Segundo o ministro, as Forças Armadas seguem "firmes em defesa da Constituição Nacional e de suas autoridades legítimas". Todas as unidades militares nas oito regiões do país reportam normalidade nos quartéis e base militares, sob o comando de seus comandantes naturais, complementou.

"Nos manteremos firmes na defesa da ordem constitucional e da paz da República", disse Padrino em sua série de mensagens desta manhã.

Você pode gostar
Comentários