Protesto de estudantes no Irã - Reprodução
Protesto de estudantes no IrãReprodução
Por AFP
Teerã - Dois grupos de estudantes da Universidade de Teerã se enfrentaram nesta segunda-feira durante um protesto contra a obrigatoriedade do uso do véu para mulheres, informou a mídia iraniana. "Infelizmente, dois grupos de estudantes de ideias contrárias se confrontaram, enquanto nós tentamos acalmar os estudantes enfurecidos", disse um diretor da universidade, Majid Sarsangi.
De acordo com a agência de notícias iraniana Isna, os estudantes se concentraram após emitir uma declaração contra os "controles rigorosos" das mulheres no campus. Para ele, "impor opções de vestimenta aos estudantes (...) é uma violação direta de seus direitos humanos".
Publicidade
Na manifestação , eles acusaram "a Polícia da Moral e as forças de segurança de ter entrada na universidade" para forçá-la a seguir o código de vestimenta me vigor no Irã - que obriga as mulheres a irem às ruas com um véu na cabeça e o corpo coberto por roupas largas desde a Revolução Islâmica de 1979.
Segundo com a Isna, Sarsangi tentou discutir com os estudantes, mas foi "impedido à força". Ela nega que membros da Polícia da Moral ou das forças de segurança tenham entrado no campus universitário.
Publicidade
De acordo com a agência de notícias Fars, próxima dos ultra conservadores, os estudantes pró-véu confrontaram os que se opõem a sua obrigatoriedade, acusando-lhes de entoar "lemas ilegais"
Ninguém foi preso ou ficou ferido, segundo a imprensa local.