Líder indígena Raoni Metuktire posa com o presidente francês Emmanuel Macron após encontro no Palácio do Eliseu em 16 de maio de 2019 em Paris - Thomas Samson/ AFP
Líder indígena Raoni Metuktire posa com o presidente francês Emmanuel Macron após encontro no Palácio do Eliseu em 16 de maio de 2019 em ParisThomas Samson/ AFP
Por AFP
Paris - O presidente francês Emmanuel Macron recebeu nesta quinta-feira o líder indígena Raoni e assegurou-lhe o apoio da França em sua luta para proteger a biodiversidade e os povos da Amazônia, vítimas de um crescente desmatamento.
Chefe Kayapó buscará levantar um milhão de euros na Europa para proteger melhor a reserva do Xingu de madeireiros e fazendeiros - Thomas Samson/ AFP
Publicidade
Por ocasião desta reunião, o Palácio do Eliseu anunciou que a França planeja sediar uma cúpula internacional de povos indígenas do mundo inteiro, provavelmente em junho de 2020.
Líder indígena viaja para destacar as ameaças crescentes para a Amazônia. - Thomas Samson/ AFP
Publicidade
O chefe de Estado francês conversou por 45 minutos no Palácio do Eliseu com Raoni três outros líderes da Amazônia - Kailu, Tapy Yawalapiti e Bemoro Metuktire - que realizam uma turnê na Europa até o final de maio. Ao final da reunião, eles levantaram os braços nos degraus do Eliseu.
Líder indígena Raoni Metuktire passa três semanas na Europa, onde se encontrará com chefes Estado, celebridades e com o Papa - Thomas Samson/ AFP
O objetivo desta turnê europeia de três semanas é lançar um SOS junto à opinião pública e líderes políticos para salvar a grande reserva do Xingu, uma enorme reserva de biodiversidade de cerca de 180.000 km2.
Publicidade
"Busco um milhão de euros para financiar muros verdes feitos de bambu, para delinear a grande reserva do Xingu, que tem sofrido com a intrusão permanente de traficantes de madeira e de animais, garimpeiros e caçadores, que vêm caçar em nossas terras", disse Raoni em uma entrevista publicada nesta quinta-feira pelo Le Parisien.
O Eliseu informou, após o encontro que a França "apoiaria o projeto de Raoni", como parte de "seu compromisso com a biodiversidade e no âmbito da presidência do G7" este ano. Esse compromisso, incluindo financeiro, será anunciado posteriormente.
Publicidade
O desmatamento, que havia diminuído drasticamente na Amazônia de 2004 a 2012, voltou a crescer em janeiro: +54% em relação a janeiro de 2018, segundo a ONG Imazon.
Presidente francês, Emmanuel Macron, acena para repórteres enquanto da porta do Palácio do Eliseu - Stephane de Sakutin/ AFP
Publicidade
Com Raoni, Emmanuel Macron também discutiu a difícil situação das comunidades indígenas no Brasil.
"Como um país amazônico" com a Guiana, "a França está naturalmente comprometida com a luta contra o desmatamento e defende os direitos dos povos indígenas, especialmente como atores-chave na preservação das florestas e da biodiversidade e, por isso, engajados na luta contra as mudanças climáticas", ressaltou o Eliseu antes da reunião.