Publicado 16/08/2019 12:57 | Atualizado 16/08/2019 14:05
São Paulo - Quem vê uma foto de um Epomops buettikoferi pode pensar que se trata de uma montagem mal feita, ou então acreditar que foi descoberta uma raça de cachorro alado. No entanto, o animal, que já foi catalogado na África no século passado, é uma espécie de morcego-da-fruta, ou megamorcego.
Conhecido pelo visual pouco convencional, o morcego pode ser encontrado em Senegal, Guiné-Bissau, Serra Leoa, Guiné, Libéria, Costa do Marfim, Gana e Nigéria. O animal pode chegar a mais de um metro de envergadura.
Apesar do tamanho e do visual assustadores, esses animais são considerados inofensivos. Eles se alimentam exclusivamente de frutas e néctar de flores e vivem em florestas. Ao contrário das espécies mais conhecidas de morcegos, eles não utilizam ecolocalização para se locomoverem, e possuem a visão e o olfato muito apurados. O animal que se parece com um cachorro também mantém hábitos diurnos.
Por conta da rápida urbanização dos países da costa africana, os Epomops buettikoferi estão na lista de animais ameaçados extinção, já que o habitat natural deste tipo de morcego está sendo substituído pelas cidades.
Comentários