Trump pediu a líder ucraniano que investigasse filho de Biden, mostra transcrição

Divulgação de transcrição de conversa ocorre após abertura de processo de impeachment contra presidente americano

Por ESTADÃO CONTEÚDO

Presidente americano Donald Trump
Presidente americano Donald Trump -
Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que investigasse um dos filhos do ex-vice-presidente americano Joe Biden e disse que instruiria seu advogado e procurador-geral a procurá-lo para "ir ao fundo" da questão, segundo transcrição de uma ligação ocorrida em julho entre os dois líderes e liberada pela Casa Branca.

A transcrição também mostra que Trump, antes de pedir ao ucraniano que verificasse ações do filho de Biden, lembrou Zelensky que os EUA enviam auxílio de segurança para a Ucrânia. "Eu direi que fazemos muito pela Ucrânia", disse ele. "Fazemos muitos esforços e gastamos muito tempo."

Segundo a transcrição, Trump não fez uma ligação explícita durante a ligação entre a ajuda dos EUA - que ele havia suspendido uma semana antes - e uma investigação sobre o filho de Biden. Zelensky respondeu que o presidente estava absolutamente certo e que os países europeus "não estavam trabalhando o quanto deveriam trabalhar pela Ucrânia".

A transcrição, divulgada na manhã de hoje, não é literal e se baseia em "anotações e memórias" de autoridades da Sala de Situação e do Conselho de Segurança Nacional, explicou a Casa Branca.

Na ligação, Trump menciona uma alegação refutada de que seu advogado, Rudy Giuliani, tem feito há meses: que Biden, na condição de vice-presidente, pediu o afastamento do procurador-geral da Ucrânia para proteger seu filho, Hunter, que fazia parte do conselho executivo de uma empresa cujo proprietário tinha sido alvo de investigação pelo procurador.

Ontem, a Câmara dos Deputados dos EUA abriu inquérito para possível impeachment de Trump, suspeito de usar o cargo para perseguir Joe Biden, que é pré-candidato à presidência em 2020. Fonte: Dow Jones Newswires.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários