Por Agência Brasil
Brasília - O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) irá se reunir em uma sessão extraordinária, nesta quinta-feira, em Washington, capital norte-americana, para receber o ministro das Relações Exteriores da Bolívia, Diego Pary Rodríguez, em meio a questionamentos sobre a realização ou não do segundo turno das eleições bolivianas. O ministro deverá apresentar relatório sobre o processo eleitoral realizado no país no último domingo (20).
A OEA, por meio de sua missão de observação eleitoral na Bolívia, divulgou nesta terça-feira nota em que condena "todos os atos de violência ocorridos nos nove departamentos do país". Os atos forçaram a interrupção da contagem final de votos departamentais em La Paz, Cochabamba, Chuquisaca, Potosí, Oruro e Beni.
Publicidade
O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou quarta-feira (22) que as paralisações na Bolívia questionando a lisura do pleito e pressionando para a realização de um segundo turno têm motivações políticas e configuram um golpe de Estado. Foi o primeiro pronunciamento público de Morales desde o início da contagem de votos, que foi interrompida e implicou um impasse.
Nesta quarta-feira, com 96,78% das atas verificadas, a contagem mostra uma diferença de 9,48 pontos percentuais entre os dois candidatos mais votados, o que, se mantida, significaria um segundo turno.

A reunião do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos com o ministro das Relações Exteriores da Bolívia, Diego Pary Rodríguez, será transmitida - com interpretação em espanhol, inglês, francês e português - ao vivo no site da OEA e na página oficial da OEA no Facebook.