Explosão matou pelo menos 163 pessoas, feriu outras 6.000 e destruiu 6.000 prédios - AFP
Explosão matou pelo menos 163 pessoas, feriu outras 6.000 e destruiu 6.000 prédiosAFP
Por AFP
Líbano - Poucas horas após as devastadoras explosões do último dia 4 de agosto na capital do Líbano, começou a circular nas redes sociais um vídeo, supostamente gravado com uma câmera de infravermelho, que mostraria um míssil caindo sobre o porto de Beirute. No entanto, o vídeo original foi gravado com cores e não mostra nenhum objeto semelhante a um míssil.
O vídeo foi compartilhado mais de 3 mil vezes no Facebook, Twitter e Instagram, e também enviado ao WhatsApp do AFP Checamos para verificação.
Publicidade
Na sequência, em negativo, é possível ver uma nuvem de fumaça e uma grande explosão, após o que parece ser a queda de um míssil, aos seis segundos. “A cada minuto que passa a narrativa de acidente vai caindo por terra... Câmera infravermelho”, diz uma das postagens. O vídeo circula de maneira semelhante em árabe, inglês, francês e espanhol.
A gravação não mostra, contudo, imagens feitas com uma câmera infravermelho, mas um vídeo em sua versão “negativa”. Uma verdadeira imagem em infravermelho é diferente da compartilhada nas redes, como visto nestas fotos.
Publicidade
Uma busca reversa mostra que o vídeo viralizado foi publicado originalmente em uma conta no YouTube que possuía apenas duas publicações: a gravação em negativo e outra que comparava a explosão em Beirute com bombardeios na Síria. Desde então, a conta foi eliminada da plataforma.
Uma segunda busca, desta vez pelo vídeo convertido em cores, revelou que o trecho compartilhado nas redes sociais é um fragmento de uma gravação maior, publicada no mesmo dia da explosão pela rede de notícias CNN.
Publicidade
A legenda do vídeo diz: “A câmera da CNN captura o momento de uma grande explosão na capital do Líbano, Beirute”. Neste vídeo, ao contrário do viralizado, não há qualquer elemento semelhante a um míssil.
Em resumo, o suposto vídeo infravermelho de um míssil provocando a explosão em Beirute foi editado: o original foi gravado em cores e não mostra nada parecido com um míssil.