Primeira-ministra, Jacinda Ardern, disse que Auckland entrará no nível três de restrições - Mark Mitchell/AFP
Primeira-ministra, Jacinda Ardern, disse que Auckland entrará no nível três de restriçõesMark Mitchell/AFP
Por O Dia
Nova Zelândia - A Nova Zelândia anunciou nesta terça-feira que fecharia sua maior cidade, Auckland, após descobrir quatro novos casos de covid-19, a primeira evidência de transmissão comunitária depois de ficar 102 dias livre do novo coronavírus.
A primeira-ministra Jacinda Ardern disse que Auckland entrará no nível três de restrições, a partir do meio-dia desta quarta-feira, por "precaução", o que significa que as pessoas terão que ficar longe do trabalho e da escola, e reuniões de mais de dez pessoas estão mais uma vez limitadas. A restrição será aplicada por três dias, até sexta-feira.
Publicidade
O diretor-geral de Saúde, Ashley Bloomfield, afirmou que quatro casos foram confirmados em uma única família. Uma pessoa está na casa dos 50 anos. Ninguém tinha histórico de viagens a outros países. Os integrantes da família foram testados e o rastreamento de contatos está em andamento.
"Isso é algo para o qual nos preparamos", disse Ardern, em uma entrevista coletiva, acrescentando que a cautela se deve ao fato de a origem do vírus ser desconhecida.
Publicidade
"Tivemos 102 dias e era fácil pensar que a Nova Zelândia estava fora de perigo. Nenhum país chegou tão longe quanto nós sem uma recaída. E porque nós fomos os únicos, tínhamos que ter um plano. E temos", disse.
Viagens para Auckland, na Ilha Norte, serão restritas, com exceção a moradores, afirmou.
Publicidade
Ardern também disse que o resto da Nova Zelândia entraria no nível dois de alerta amanhã, a partir do meio-dia, durante três dias. Isso significa que medidas de distanciamento social serão aplicadas novamente. Ela pediu que as pessoas não corram aos supermercados para estocar suprimentos.
A Nova Zelândia marcou 100 dias sem transmissão comunitária do coronavírus no domingo, mas pediu que as pessoas não baixassem a guarda, com países como Vietnã e Austrália, que já tiveram o vírus sob controle, agora lutando contra o ressurgimento de casos.
Publicidade
Paralelamente, uma vila de aposentados em Christchurch, na Ilha Sul da Nova Zelândia, foi colocada em lockdown, após moradores apresentarem sintomas de doença respiratória, afirmou nesta terça-feira o New Zealand Herald.