Os 30 milhões de profissionais da saúde e os mais expostos à doença serão os primeiros a serem vacinados - AFP
Os 30 milhões de profissionais da saúde e os mais expostos à doença serão os primeiros a serem vacinadosAFP
Por AFP
Nova Dehli - A Índia fez simulações de vacinas em todo país neste sábado antes de lançar, talvez esta semana, uma campanha de vacinação em massa contra o coronavírus neste país de 1,3 bilhão de habitantes.
Uma comissão do governo recomendou, na sexta-feira, o uso da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca. As primeiras doses podem chegar esta semana, depois do sinal verde final dado pela autoridade indiana do setor de medicamentos.
Publicidade
A Índia é o terceiro país do mundo mais afetado pelo coronavírus depois dos Estados Unidos e do Brasil, o que fez o governo traçar a ambiciosa meta de vacinar até 300 milhões de pessoas até meados de 2021.
De acordo com balanço feito pela AFP na sexta-feira (1o), com base em fontes oficiais, a Índia acumula 148.994 mortes e 10.286.709 casos de contágio.
Publicidade
O Serum Institute of India, o maior produtor mundial de vacinas, já estocou dezenas de milhares de doses da vacina Covishield desenvolvida pela AstraZeneca e pela University of Oxford. Cerca de 96.000 profissionais de saúde foram treinados para inoculá-la.
No treinamento deste sábado, os profissionais de saúde praticaram a aplicação do imunizante em manequins, em centros especialmente habilitados para a campanha de vacinação que será lançada em breve em todo país.
Publicidade
Reino Unido e Argentina foram os primeiros países a autorizarem a vacina AstraZeneca/Oxford.