Bill Gates vai doar US$ 150 Mi para vacinas contra covid-19 em países de baixa renda - Divulgação
Bill Gates vai doar US$ 150 Mi para vacinas contra covid-19 em países de baixa rendaDivulgação
Por iG
De acordo com informações da revista norte-americana Forbes, o bilionário Bill Gates estaria participando de um plano arriscado para conter o aquecimento global: conforme descreve a publicação, a estratégia desenvolve uma tecnologia para escurecer o sol com um spray de carbonato de cálcio.
Chamado de Stratospheric Controlled Perturbation Experiment (SCoPEx), o experimento que pode parecer uma realidade de ficção científica no primeiro momento, foi criada por cientistas da Universidade de Harvard e se diz capaz de refletir a luz solar para fora da atmosfera da Terra.
Publicidade
Em entrevista, os pesquisadores a frente do projeto explicaram que o objetivo é usar um balao de alta altitude para lançar o matrial, que deve criar uma massa de ar. Ainda não há consenso na comunidade científica, porém, sobre a eficácia do projeto.
Além disso, os testes ainda não identificaram a quantidade exata de carbonato de cálcio que seria necessária para "esfriar" a Terra, o que demanda um grande volume de testes e experimentos. No estudo, os autores afirmaram que “mais pesquisas sobre esse e outros métodos similares podem levar a redução de riscos e aumentar a eficácia dos métodos de geoengenharia solar”.