Só em janeiro, um total de 5.576 pessoas morreram de coronavírus em Portugal - Reprodução
Só em janeiro, um total de 5.576 pessoas morreram de coronavírus em PortugalReprodução
Por ESTADÃO CONTEÚDO
Em Portugal, quase metade do total de mortes por coronavírus no País foi reportado apenas em janeiro, evidenciando o rápido agravamento da pandemia nas últimas semanas. Segundo autoridades portuguesas, o aumento drástico dos casos se deu por conta da variante do Reino Unido e do relaxamento das restrições nos feriados de final de ano.
Só em janeiro, um total de 5.576 pessoas morreram de coronavírus, o que representa 44,7% de todas as 12.482 mortes desde que o vírus começou a se espalhar no país ibérico em março do ano passado. Portugal tem a maior média contínua de sete dias de novos casos diários per capita do mundo, segundo o ourworldindata.org.
Publicidade
Diante do aumento de casos de covid-19 e aparecimento de novas cepas com maior grau de disseminação, os países iniciam nova onda de estender os bloqueios e estados de emergência.
Japão
Publicidade
O Japão deve estender o estado de emergência por mais um mês, até 7 de março, atualmente previsto para acabar em 7 de fevereiro. O anúncio está previsto para ocorrer na terça-feira, 2.
Já Hong Kong vai estender as medidas de distanciamento social por mais duas semanas, até depois do feriado do Ano Novo Lunar, em 12 de fevereiro, e vai impor regras de testes mais rígidas. As medidas, que incluem a proibição de mais de duas pessoas se reunirem e comerem em restaurantes após as 18h locais, permanecerão em vigor até 17 de fevereiro. "Será necessário mais tempo antes de vermos uma melhora substancial", disse o secretário-chefe de Hong Kong, Matthew Cheun, nesta segunda-feira, 1.
Publicidade
O País vem registrando mais de 5 mil novos casos por dia. Netanyahu pressiona pela extensão do bloqueio, mas a oposição disse que só concordaria caso as multas fossem aumentadas para quem violar as regras.