Covid-19
Covid-19Reprodução
Por AFP
O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, anunciou nesta terça-feira (23) o fechamento de repartições públicas e a suspensão total das aulas presenciais, entre outras medidas para conter a forte escalada das infecções por covid-19. “Tomamos medidas que visam reduzir a mobilidade”, informou o presidente em entrevista coletiva, após reunião de várias horas com seu gabinete.
O fechamento de todos os serviços públicos exceto os essenciais, a suspensão de espetáculos públicos, o fechamento de ginásios e lojas na fronteira, bem como a suspensão de festas e eventos sociais, em todos os casos até 12 de abril, fazem parte do pacote anunciado. Lacalle também anunciou a suspensão de aulas presenciais em todos os níveis de ensino até a Páscoa.
Publicidade
“Temos uma cepa muito poderosa na capacidade de penetração e contágio: infecta 2,5 vezes mais que a outra”, explicou o presidente sobre a descoberta da variante brasileira P.1 no país, noticiada na segunda-feira. “Temos uma situação complexa no sistema de saúde, principalmente pressionando as UTIs”, acrescentou.
Diante disso, o presidente informou que serão acrescentadas 129 leitos de tratamento intensivo e mais respiradores serão adquiridos. Na esfera econômica, o presidente uruguaio afirmou que o valor da assistência social recebida por quase meio milhão de uruguaios por meio de diferentes programas dobrará em dois meses e o imposto especial sobre os altos salários dos funcionários públicos será restabelecido por dois meses.
Publicidade
A arrecadação desse imposto, que já foi implantada em 2020, “irá para as atividades prejudicadas pela redução da mobilidade”. “Não somos a favor do confinamento total ou da quarentena obrigatória”, afirmou, ressaltando mais uma vez o conceito de liberdade responsável de cidadania. “É uma questão de princípios”.
Nas últimas horas, comunidades científicas e acadêmicas e até a oposição e parceiros políticos do governo passaram a exigir medidas mais restritivas para conter as infecções. Embora a vacinação avance a bom ritmo - em 23 dias 10% da população já recebeu a primeira dose do CoronaVac ou Pfizer - desde fevereiro, os números diários de casos e óbitos não param de bater recordes.
Publicidade
Na segunda-feira, 2.682 novos casos e 19 mortes foram registrados, os maiores números desde a declaração da emergência sanitária em março de 2020. O país de 3,4 milhões de habitantes - que na maior parte de 2020 foi um modelo na América Latina por seu controle bem-sucedido da pandemia - registra 84.212 infecções e 827 mortes por covid-19.