Transmissão descontrolada do vírus está levando redes hospitalares ao colapso
Transmissão descontrolada do vírus está levando redes hospitalares ao colapsoReprodução
Por AFP
Mumbai - A Índia superou o Brasil nesta segunda-feira (12) como o segundo país com o maior número de infecções de coronavírus, ao notificar um novo recorde diário de mais de 168.000 casos.
O país de 1,3 bilhão de habitantes registrou um rápido aumento de novas infecções nas últimas semanas, o que eleva o total de casos a 13,5 milhões, acima dos 13,48 milhões do Brasil.
Publicidade
Os especialistas advertiram que as multidões, em sua maioria sem máscaras e aglomeradas, nos comícios nos estados com eleições programadas, as festas religiosas e outros eventos públicos estão alimentados a nova onda de infecções.
"Todo o país foi complacente: permitimos concentrações sociais, religiosas e políticas", declarou à AFP Rajib Dasgupta, professor de Saúde da Universidade Jawaharlal Nehru."Ninguém faz fila para o distanciamento social", afirmou.
Publicidade
A Índia registrou mais 873.000 casos nos últimos sete dias, um aumento de 70% na comparação com a semana anterior, segundo os dados compilados pela AFP.
Em comparação, o Brasil registrou pouco mais de 497.000 casos, com uma tendência de alta de 10% na comparação com a semana anterior.
Publicidade
Estados Unidos, país mais afetado, registrou pouco menos de 490.000 casos, com uma tendência de alta de 9%.
A alta na Índia, depois que o número de casos diários ficou abaixo de 9.000 no início de fevereiro, levou os estados e territórios mais afetados a anunciara restrições de movimento e de atividades.
Publicidade
O estado mais rico do país, Maharashtra, o principal responsável pela aceleração de casos, adotou um confinamento de fim de semana e toque de recolher noturno.