Um carro fúnebre com um cartaz com pedido de desculpas em protesto contra a lentidão dos serviços funerários em Roma, em 16 abril de 2021
Um carro fúnebre com um cartaz com pedido de desculpas em protesto contra a lentidão dos serviços funerários em Roma, em 16 abril de 2021AFP
Por AFP
Centenas de corpos em seus caixões aguardam semanas e até meses para serem cremados em Roma, uma situação dramática devido à lentidão da burocracia que gerou um protesto incomum nesta sexta-feira (16) de proprietários de casas funerárias.
"Pedimos à prefeita de Roma (Virginia Raggi) que ponha fim aos numerosos procedimentos atuais para obter rapidamente as autorizações necessárias para a cremação", explicou Giovanni Caccioli, secretário nacional da Federação Italiana de Diretores de Funerárias, entre os organizadores da manifestação em frente ao templo romano de Hércules Víctor, a poucos metros da prefeitura da capital.
Publicidade
Para Caccioli, Roma registra entre 15.000 a 18.000 pedidos de cremação a cada ano, forçando as famílias a empreender uma jornada "tortuosa" entre os administradores do cemitério, a empresa municipal e o cartório de registro do estado civil.
A pandemia complicou estes procedimentos devido ao aumento de mortes e ao acesso limitado aos serviços públicos.
Publicidade
"Esta é uma situação absurda", denunciou Caccioli, rodeado de colegas que vieram com coroas fúnebres com a frase "Perdoem-nos, mas não nos deixam enterrar os seus entes queridos".
"Tudo é feito à moda antiga", lamenta o dirigente que estima atrasos de "35-40 dias", "situação gravíssima para uma família que acaba de sofrer um golpe", destaca.
Publicidade
"Não dá para continuar assim (...) A autorização para obter a cremação deve ser emitida em um ou dois dias no máximo", exigiu.
Nas demais cidades da Itália, é o cartório de registro civil que concede diretamente as autorizações no prazo de 24 a 48 horas.
Publicidade
Maurizio Tersini, de 59 anos, que dirige a agência funerária Le Sphinx, estima que cerca de 1.800 caixões estão esperando em armazéns refrigerados na capital para serem cremados. "Isso nos causa muito sofrimento, para as famílias", reconheceu.
A dor dos familiares
Publicidade
Lorella Pesaresi perdeu o marido em janeiro, após contrair covid quando teve que começar a quimioterapia. "Já se passaram três meses e ainda não cremaram meu marido (...) Não é justo, primeiro a covid e agora isso", lamentou.
Além dos problemas burocráticos, Roma tem um verdadeiro congestionamento nos cemitérios, algo muito frequente no passado e agravado pelo aumento dos pedidos de cremação nos últimos anos, que passaram de 5.820 em 2006 para mais de 17.000 em 2019.
Publicidade
Por este motivo, as autoridades aprovaram a construção de novos fornos para aumentar a capacidade em 66%.
No momento, os proprietários de casas funerárias transportam cadáveres para outras cidades para cremação, aumentando ainda mais os custos e atrasos em detrimento das famílias dos falecidos.
Publicidade
Esta semana, um italiano optou por expressar sua dor com uma mensagem para sua falecida mãe em vários outdoors por toda Roma com o objetivo de denunciar a escassez de cemitérios.
"Mamãe, perdoe-me por não ter podido enterrá-la ainda", diz a enorme mensagem de 9 por 7 metros instalada por Oberdan Zuccaroli, que perdeu sua mãe de 85 anos em 8 de março devido a um ataque cardíaco.
Publicidade
O dono de uma empresa de cartazes garantiu que vai instalar mais 250 cartazes indignados porque sua mãe ainda não foi enterrada, assim como sua tia, que morreu no dia 9 de janeiro por outras causas além do vírus.
A empresa municipal que administra os cemitérios romanos (AMA) garantiu na segunda-feira à imprensa que teve de lidar com um aumento de 30% nas mortes, de outubro de 2020 a março de 2021.
Publicidade
De acordo com estatísticas oficiais, a pandemia de coronavírus matou mais de 115.000 pessoas na Itália desde que se espalhou em março de 2020.