Os turistas britânicos poderão viajar para Portugal a partir de segunda-feira
Os turistas britânicos poderão viajar para Portugal a partir de segunda-feiraAFP
Por AFP
Lima - O Peru prorrogou nesta segunda-feira (3) até 15 de maio a suspensão de voos do Brasil, Reino Unido e África do Sul, como forma de evitar a entrada de novas variantes do coronavírus, em um momento em que o país enfrenta uma segunda onda mortal da pandemia.
"As ações para limitar os riscos de contágio da covid-19 permanecem. Por isso, o Ministério dos Transportes prorrogou a suspensão dos voos de Reino Unido, África do Sul e Brasil, de 1º a 15 de maio", informou a pasta em comunicado.
Publicidade
De acordo com o ministério, "a disposição visa a evitar a propagação da covid-19 na atual emergência sanitária".
O Peru restringiu voos do Reino Unido e da África do Sul em meados de dezembro, e do Brasil a partir de 26 de janeiro por causa das novas variantes do coronavírus que surgiram nos países com maior poder de contágio.
Publicidade
O governo avalia a cada 15 dias se suspende ou mantém a proibição, dependendo da evolução da pandemia.
A prorrogação parecia inevitável diante do preocupante aumento de casos com a cepa brasileira, especialmente na capital Lima, segundo autoridades da saúde.
Publicidade
Essa variante é responsável por 40% dos casos registrados nos últimos meses em Lima, indicou o Ministério da Saúde.
Peru e Brasil compartilham 2.800 quilômetros de fronteira na Amazônia.
Publicidade
As autoridades não detalharam o número de casos detectados com variantes do Reino Unido ou da África do Sul.
Lima, com 10 milhões de habitantes, é a cidade peruana mais atingida pelo vírus. Seus hospitais estão lotados e há inúmeras filas para as pessoas comprarem oxigênio para fins medicinais.
Publicidade
Com 33 milhões de habitantes, o Peru registrou 1,8 milhão de casos e mais de 62.000 mortes desde o início da pandemia da covid-19, em março de 2020.