'Todos vacinados até 31 de maio receberão 3.000 dinares' (o equivalente a 30 dólares), declarou o presidente Aleksandar Vucic
'Todos vacinados até 31 de maio receberão 3.000 dinares' (o equivalente a 30 dólares), declarou o presidente Aleksandar VucicAFP
Por AFP
O presidente da Sérvia anunciou que o país pretende pagar a cada cidadão que tomar a vacina contra a covid-19 até o fim de maio, uma iniciativa que pode ser única no mundo.
O país comprou milhões de doses, tanto de empresas ocidentais como da China e Rússia, e por um momento se transformou em um centro regional de vacinas ao oferecer aos estrangeiros a possibilidade de imunização.
Publicidade
Mas depois de vacinar por completo 1,3 milhão de seus sete milhões de habitantes, a campanha enfrenta uma desaceleração.
"Todos vacinados até 31 de maio receberão 3.000 dinares" (o equivalente a 30 dólares), declarou o presidente Aleksandar Vucic.
Publicidade
Ele afirmou esperar que três milhões de pessoas estejam vacinadas até o fim do mês.
Vucic explicou que o país deseja "recompensar as pessoas que demonstrem responsabilidade".
Publicidade
Ao mesmo tempo, ele anunciou que os funcionários públicos que não estão vacinados não terão direito a férias remuneradas em caso de infecção.
A Sérvia pretende estimular o plano a partir de quinta-feira, com a possibilidade de vacinação em centros comerciais e a entrega de vales.
Publicidade
"Na literatura médica, não encontrei nenhum lugar que pague alguém para tomar a vacina de covid-19", disse o epidemiologista sérvio Zoran Radovanovic à AFP. "Podemos ser os primeiros não apenas na Europa, mas no mundo”, acrescentou.