Especialistas norte-americanos disseram que o foguete Long March 5B poderia atingir a terra entre sábado e domingo.
Especialistas norte-americanos disseram que o foguete Long March 5B poderia atingir a terra entre sábado e domingo.AFP
Por AFP
O governo chinês disse nesta sexta-feira (7) que o risco de que o foguete fora de controle após se separar da estação espacial de Pequim causar danos à Terra é "extremamente baixo", depois que os Estados Unidos alertaram sobre um possível perigo.
Especialistas militares norte-americanos disseram na véspera que o foguete Long March 5B poderia atingir a superfície entre sábado e domingo. Mas Pequim quis minimizar os riscos.
Publicidade
"A probabilidade de causar danos (...) é extremamente baixa", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin.
"A maioria dos componentes vai-se destruir" ao entrar na atmosfera, afirmou, acrescentando que as autoridades "informarão sobre a situação de maneira oportuna".
Publicidade
Na quinta-feira (29), a China lançou o primeiro dos três elementos de sua estação espacial, a CSS, que foi impulsionado por um foguete Long March 5B. É o corpo deste foguete que aterrissará nos próximos dias.
Após a separação do módulo espacial, o lançador começou a orbitar o planeta em trajetória irregular, perdendo altitude lentamente. Isso torna quase impossível qualquer previsão sobre seu ponto de entrada na atmosfera e, portanto, seu ponto de queda.
Publicidade
O secretário norte-americano da Defesa, Lloyd Austin, disse esperar que o objeto caia em um local desabitado "onde não prejudicará ninguém" e insinuou que foi negligência, por parte da China, deixar o corpo do foguete sair de órbita.