Em uma casa de repouso de Osaka, 61 pessoas foram infectadas com covid-19 e 14 morreram à espera de hospitalização, noticiou a emissora pública NHK.
Em uma casa de repouso de Osaka, 61 pessoas foram infectadas com covid-19 e 14 morreram à espera de hospitalização, noticiou a emissora pública NHK. AFP
Por Agência Brasil
O primeiro-ministro do Japão Yoshide Suga prorrogou nesta sexta-feira (7) o estado de emergência em Tóquio e três outras áreas até o final de maio para conter uma disparada de casos do novo coronavírus (covid-19) atiçada pela disseminação de variantes do vírus a poucos meses da Olimpíada de Tóquio.

O governo esperava que uma emergência "curta e poderosa" contivesse uma quarta onda de infecções, mas os casos novos em cidades grandes, como Tóquio e Osaka, ainda estão em níveis altos, disse o premiê, Yoshihide Suga, ao anunciar a decisão.

Prorrogar o estado de emergência de 11 a 31 de maio deixará a uma margem de menos de dois meses para o início dos Jogos, que foram adiados no ano passado devido à pandemia, em 23 de julho.
"Houve um aumento rápido no número de pacientes gravemente doentes e mortes", disse Suga em uma coletiva de imprensa, acrescentando que conter a propagação do vírus da população mais jovem para grupos mais vulneráveis, incluindo os idosos, é crucial.
Publicidade
Ele também observou que as variantes do vírus estão se espalhando rapidamente. 
"Superaremos isto no futuro próximo", disse Suga, prometendo comandar os esforços do governo para acelerar as vacinações com a meta de administrar um milhão de doses por dia ao público.
Publicidade
Mais cedo, o ministro da Economia, Yasutoshi Nishimura, que também está a cargo das medidas contra a pandemia, disse que o governo teme que Tóquio também fique sem leitos hospitalares em breve.

Em uma casa de repouso de Osaka, 61 pessoas foram infectadas com covid-19 e 14 morreram à espera de hospitalização, noticiou a emissora pública NHK.

O município de Osaka relatou 1.005 casos novos nesta sexta-feira, e Tóquio teve 907.

Nacionalmente, o Japão já registrou 618.197 casos de infecção e 10.585 mortes de covid-19, a doença respiratória causada pelo vírus, mostraram cifras governamentais.

O governo também submeteu o município de Aichi, sede da Toyota Motor Corporation, e o município de Fukuoka, no sudoeste, a um estado de emergência - o que os coloca ao lado de Tóquio, Osaka, Hyogo e Kyoto, onde as medidas atuais vigoram desde 25 de abril.

A ilha de Hokkaido, no norte, e dois outros municípios foram acrescentados a um estado de "quase-emergência" que já cobre oito dos 47 municípios japoneses.