Bandeira LGBTQI+
Bandeira LGBTQI+Pixabay
Por AFP
Washington - A Casa Branca anunciou nesta segunda-feira (10) que tomará medidas contra os profissionais da saúde que discriminam gays ou transgêneros nos Estados Unidos.
"A Suprema Corte deixou claro que as pessoas têm o direito de não serem discriminadas com base em seu sexo e de receber tratamento igual perante a lei, independentemente de sua identidade de gênero ou orientação sexual", disse o secretário de Saúde, Xavier Becerra, em um comunicado.
Publicidade
Becerra anunciou que seu departamento atuará em qualquer denúncia de "discriminação".
"A posição do Departamento de Saúde é que todos, inclusive a população LGBTQ, tenham acesso à saúde sem discriminação ou interferência", afirmou.
Publicidade
Este anúncio representa uma política contrária a do governo republicano de Donald Trump, que foi acusado por grupos LGBTQ de permitir que provedores neguem seus serviços a pessoas trans.
No ano passado, a Suprema Corte se pronunciou - em um caso não relacionado - afirmando que os trabalhadores gays e transgêneros têm o direito de serem protegidos de qualquer discriminação.
Publicidade
Para o governo de Joe Biden, essas mesmas proteções contra a discriminação devem ser aplicadas de acordo com a lei que regulamenta a aplicação dos serviços de saúde administrados ou financiados pelo Estado federal.
"Ninguém deve ser discriminado quando deseja serviços médicos por ser quem é", disse a subsecretária Rachel Levine, que é a autoridade de mais alto escalão na comunidade transgênero.