Ciclone Tauktae provocou ventos fortes e derrubou árvores na Índia
Ciclone Tauktae provocou ventos fortes e derrubou árvores na ÍndiaAFP
Por AFP
Mahuva - Ao menos 27 pessoas morreram e quase 100 estão desaparecidas na região oeste da Índia, após a passagem do ciclone Tauktae, que obrigou a suspensão da campanha de vacinação contra a covid-19.
Os desaparecidos viajavam em uma embarcação que naufragou com 273 pessoas a bordo na costa de Mumbai, capital do estado de Maharastra, anunciou a Marinha indiana.

Os militares informaram que 177 passageiros foram resgatados em condições extremamente difíceis.

Tauktae, que provocou pelo menos 27 mortes em várias localidades e forçou mais 200.000 pessoas a procurar abrigos, tocou o solo na segunda-feira em Gujarat com rajadas de vento que atingiram 185 km/h, informou o Departamento Meteorológico da Índia.

O ciclone mais poderosos a afetar a região oeste da Índia em décadas provocou vítimas nos estados de Kerala, Goa, Maharashtra e Gujarat.

"Nunca havia observado um ciclone tão devastador como este em Mumbai", declarou à AFP Anand Shinde, habitante da megalópole financeira.

"Foi uma noite no escuro, a energia elétrica foi cortada os ventos não parava. Foi aterrorizante', afirmou um funcionário de um hotel da cidade de Bhavnagar.

Os fortes ventos derrubaram casas improvisadas, assim como árvores e torres de energia elétrica.

O ciclone devastou o oeste indiano e as ruas se transformaram em rios, o que provocou a fuga de centenas de milhares de pessoas.

Seis pessoas morreram e nove ficaram feridas quando o ciclone atingiu o estado de Maharashtra, onde as autoridades fecharam o aeroporto de Mumbai durante várias horas na segunda-feira e pediram à população que permanecesse em locais protegidos.

Maharashtra retirou quase 12.500 pessoas das áreas costeiras.

Em Gujarat, mais de 16.500 casas foram danificadas, 40.000 árvores arrancadas e 2.400 vilarejos ficaram sem energia elétrica.

As autoridades de Gujarat tentam evitar os cortes de energia nos 400 hospitais e fábricas de oxigênio da costa.

Pacientes de covid-19 transferidos
Publicidade
O Tauktae atinge a Índia no momento em que o país enfrenta uma terrível segunda onda ola de coronavírus, com mais de 4.000 mortes por dia.

Os hospitais estão lotados, os profissionais da saúde à beira da exaustão e os centros médicos sofrem com a falta de oxigênio e medicamentos.

No domingo, 580 pacientes de covid-19 foram transferidos de três hospitais de campanha para locais mais seguros.

Em Gujarat onde todos os pacientes de covid-19 hospitalizados em um raio de menos de cinco quilômetros da costa foram transferidos, segundo o primeiro-ministro do estado, Vijay Rupani.

O estado de Gujarat, que registrou até o momento 9.000 mortes por covid-19 (um número oficial provavelmente subnotificado como em todo o país, segundo os especialistas) suspendeu a campanha de vacinação durante dois dias.

Mumbai fez o mesmo por um dia.

A Índia registrou 4.329 mortes e quase 280.000 contágios adicionais nas últimas 24 horas, o que eleva o total a quase 25 milhões de casos de covid-19, o dobro desde 1 de abril, com mais de 250.000 óbitos.