10 animais mais espertos do mundo

Conheça espécies além dos humanos que pensam e resolvem problemas

Por O Dia

Corvo - Toda a família de pássaros Corvidae é inteligente. Os corvos reconhecem rostos humanos, comunicam conceitos complexos com outros corvos e pensam sobre o futuro. Muitos especialistas comparam a inteligência do corvo à de uma criança humana de 7 anos.
Reprodução
Os chimpanzés são os nossos parentes mais próximos no reino animal, então não é surpreendente que eles exibam uma inteligência semelhante à dos humanos. Eles usam lanças e outras ferramentas , exibem uma ampla gama de emoções e se reconhecem em um espelho. Além disso, podem aprender a linguagem de sinais para se comunicar com os humanos.
Tambako the Jaguar
Elefante - Os elefantes têm os maiores cérebros de qualquer animal terrestre . O córtex do cérebro de um elefante tem tantos neurônios quanto um cérebro humano. Eles têm memórias excepcionais, cooperam uns com os outros e demonstram autoconsciência. Assim como primatas e pássaros, eles possuem a capacidade de brincar.
Reprodução
Gorila - Assim como humanos e chimpanzés, os gorilas são primatas. Eles podem formar frases originais para se comunicar com humanos e entender o uso de símbolos para representar objetos e conceitos mais complexos.
Roger Luijten
Golfinho - Os golfinhos, assim como as baleias, são mamíferos. Um golfinho tem um cérebro grande em relação ao tamanho do corpo. O córtex de um cérebro humano é altamente complicado, mas o cérebro de um golfinho tem ainda mais dobras. Os golfinhos e seus parentes são os únicos animais marinhos que passaram no teste do espelho de autoconsciência.
Reprodução
Porco - Os porcos resolvem labirintos, entendem e exibem emoções e compreendem a linguagem simbólica. Os leitões apreendem o conceito de reflexão em uma idade mais jovem do que os humanos. Leitões de seis semanas que veem comida no espelho podem descobrir onde a comida está localizada. Em contraste, os bebês humanos levam vários meses para entender a reflexão.
Petr Kratochvil
Polvo - Embora estejamos mais familiarizados com a inteligência em animais vertebrados, alguns invertebrados são incrivelmente inteligentes. O polvo tem o maior cérebro de qualquer invertebrado, mas três quintos de seus neurônios estão realmente em seus braços.
Anneli Salo
Papagaio - Os papagaios são considerados tão inteligentes quanto uma criança humana. Esses pássaros resolvem quebra-cabeças, entendem o conceito de causa e efeito e também possuem a capacidade de imitar sons e vozes.
Reprodução
Cão - O melhor amigo do homem usa sua inteligência para se relacionar com os humanos. Os cães entendem emoções, mostram empatia e entendem a linguagem simbólica. De acordo com o especialista em inteligência canina Stanley Coren, o cão médio entende cerca de 165 palavras humanas. No entanto, eles podem aprender muito mais.
Reprodução
Guaxinins - Também é denominado mão-pelada no país, com tato e faro aguçados, habilidade manual, ótima visão noturna e inteligência. São notoriamente bons em abrir fechaduras e podem lembrar soluções para problemas por três anos.
Reprodução
Publicado 29/07/2021 16:24